Na obra Utopia (Vírgula) de Thomas More (Vírgula) é retratado uma sociedade perfeita e em harmonia longe de conflitos e mazelas. Todavia fora da ficção a realidade contemporânea está distante disto. Haja a falta de compreensão da sociedade para com a saúde mental dos idosos. Com isso, emerge um sério problema em virtude da negligência governamental e da desigualdade social que favorecem esse quadro. (Muito bem. Formulou a tese)
Percebe-se, a princípio, que o descaso estatal tem íntima relação com o revés. Nessa ótica, de acordo com o filósofo John Locke, configura-se um rompimento de Contrato Social, já que o Estado não cumpriu com o seu dever de assegurar que todos desfrutem dos seus direitos. Assim devido à inércia do poder público e a ineficiência legislativa ocorre uma falta de atividades para idosos, como aulas de crochê, música e até natação para que possam se distrair e estimular a mente destes. Dessa forma é inadmissível que esse cenário continue a perdurar e seus direitos básicos de lazer sejam deixados de lado. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se (Vírgula) ademais, a situação de vulnerabilidade em que diversos idosos estão inseridos como impulsionadores do problema. Nesse contexto, segundo o escritor Ariano Sassuna, o Brasil é dividido em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos. Sob esse viés, parte da população idosa passou um passado influenciador em suas saúdes mentais se tratando da baixa renda a qual passaram por diversas batalhas devido às dificuldades da época. No contexto atual a dificuldade de acessar uma saúde pública de qualidade acarreta um aprofundamento e comum casos de idosos depressivos e ansiosos tendo seus dias diminuídos pelas doenças mentais.Destarte é imprescindível que haja mudança.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é urgente atuar sobre esse problema. Para isso o poder público deve criar políticas públicas por meio de investimentos em projetos sociais afim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode ainda contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades desses grupos. Paralelamente é preciso intervir sobre a falta de ação política no problema. Dessa forma será possível tornar a obra “utopia” mais coerente a nossa realidade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |