O Cidadão Invisível - Banco de redações


A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Enviada em: 04/07/2024

Status:

Corrigida
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Nunca antes na história brasileira os idosos viveram ou comeram em abundância e qualidade como atualmente, porém uma vida mais longa também exige cuidados com a psique que muitas vezes são negligenciados, algo que dificulta sua plena inserção no meio social. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese. Parágrafo frasal)

Em cerca de 20 anos (Segundo dados divulgados pelo IBGE do censo 2022) O Brasil irá se juntar a países como França, Japão, China e Coreia do Sul nos indicadores de nações cujo número de idosos se equipara ou supera o de jovens. A diferença, entretanto, entre solo brasileiro e países de primeiro mundo é a falta de cuidado que se tem com investimento em saúde, principalmente em saúde psicológica... (Não use esse tipo de pontuação) Num território onde uma boa parte da população mal tem água encanada, o que se pode fazer para ajudar o idoso nos seus problemas neurológicos? (Reelabore a discussão)

Primeiramente um incentivo a indústria privada seria crucial, visto que os já citados países acima possuem centros, espaços e clínicas plenamente dedicados a tratar do idoso em seus momentos cujo dificuldades requerem um bom profissional da área mental. Menos impostos nos instrumentos para tratar da mente do idoso, menos carga tributária em clínicas que tenham o objetivo de cuidar do idoso e incentivo nas áreas culturais e afins com o tema de conscientização das pessoas em idade avançada. (Reestruture essa discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) E por falar em incentivo, por que não começar desde cedo ensinando sobre cuidados com o idoso? Se o Brasil irá comportar uma população tão idosa em pouco tempo, nada mais incisivo que ajustar o modelo de ensino escolar para se adaptar a uma futura realidade iminente. Palestras sobre ansiedade e educação alimentar se tornaram comuns ou até mesmo se integraram a diversas matérias na escola e faculdade, porém há muito pouca coisa sobre idoso, quase como se ele não existisse. O governo federal precisaria se aliar a secretaria da educação para modelar o sistema de ensino o fazendo dar as ferramentas para que os jovens possam ter ao menos a mentalidade de que o idoso, ou quando eles mesmos já idosos, de que os cuidados com a a mente são importantes e onde procurar por ajuda. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O imposto que o governo deixaria de arrecadar com as isenções se tornariam um ótimo investimento, pois idosos com boa saúde mental se tornam consumidores, estes muitas vezes com poder aquisitivo e tempo, superior aos jovens ( Como demonstrado por pesquisadores norte-americanos) E com a população desde cedo aprendendo sobre a importância de cuidar do idoso, o sistema de saúde ficaria menos sobrecarregado com menos pessoas precisando de ajuda em idade avançada e sobraria verba para se investir em infraestrutura, educação, esporte e lazer. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto, respeitando o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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