Nunca antes na história brasileira os idosos viveram ou comeram em abundância e qualidade como atualmente, porém uma vida mais longa também exige cuidados com a psique que muitas vezes são negligenciados, algo que dificulta sua plena inserção no meio social. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese. Parágrafo frasal)
Em cerca de 20 anos (Segundo dados divulgados pelo IBGE do censo 2022) O Brasil irá se juntar a países como França, Japão, China e Coreia do Sul nos indicadores de nações cujo número de idosos se equipara ou supera o de jovens. A diferença, entretanto, entre solo brasileiro e países de primeiro mundo é a falta de cuidado que se tem com investimento em saúde, principalmente em saúde psicológica... (Não use esse tipo de pontuação) Num território onde uma boa parte da população mal tem água encanada, o que se pode fazer para ajudar o idoso nos seus problemas neurológicos? (Reelabore a discussão)
Primeiramente um incentivo a indústria privada seria crucial, visto que os já citados países acima possuem centros, espaços e clínicas plenamente dedicados a tratar do idoso em seus momentos cujo dificuldades requerem um bom profissional da área mental. Menos impostos nos instrumentos para tratar da mente do idoso, menos carga tributária em clínicas que tenham o objetivo de cuidar do idoso e incentivo nas áreas culturais e afins com o tema de conscientização das pessoas em idade avançada. (Reestruture essa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) E por falar em incentivo, por que não começar desde cedo ensinando sobre cuidados com o idoso? Se o Brasil irá comportar uma população tão idosa em pouco tempo, nada mais incisivo que ajustar o modelo de ensino escolar para se adaptar a uma futura realidade iminente. Palestras sobre ansiedade e educação alimentar se tornaram comuns ou até mesmo se integraram a diversas matérias na escola e faculdade, porém há muito pouca coisa sobre idoso, quase como se ele não existisse. O governo federal precisaria se aliar a secretaria da educação para modelar o sistema de ensino o fazendo dar as ferramentas para que os jovens possam ter ao menos a mentalidade de que o idoso, ou quando eles mesmos já idosos, de que os cuidados com a a mente são importantes e onde procurar por ajuda. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) O imposto que o governo deixaria de arrecadar com as isenções se tornariam um ótimo investimento, pois idosos com boa saúde mental se tornam consumidores, estes muitas vezes com poder aquisitivo e tempo, superior aos jovens ( Como demonstrado por pesquisadores norte-americanos) E com a população desde cedo aprendendo sobre a importância de cuidar do idoso, o sistema de saúde ficaria menos sobrecarregado com menos pessoas precisando de ajuda em idade avançada e sobraria verba para se investir em infraestrutura, educação, esporte e lazer. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto, respeitando o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |