O filme "Coringa" traz problemas mentais como problemática. Deste modo, podemos ver como os entraves da obra dialogam com as barreiras vividas na realidade, quando se trata de invisibilizar e destratar este tema. Sendo assim, é notável que o país precisa rapidamente se atentar a assuntos pouco falados, como a não garantia de saúde mental, que atinge diariamente a vida de idosos brasileiros. (Melhore a contextualização do tema)
Ademais, quando um assunto sério é normalizado, até as vítimas não conseguem pedir ajuda, por não saberem da sua existência. Afinal, não se ve a divulgação de políticas para o público-alvo, e nem para familiares, que poderiam ajudar com suporte emocional. O que é mais ansiado nesse período da vida, com a perda de entes queridos, pouca mobilidade, isolamento social. Sem contar como diversas vezes idosos são apontados como um fardo para suas famílias. Este padrão ancora o Brasil e promove a ignorância quanto a assuntos sobre saúde mental e cuidados com pessoas de idade. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Uma vez que não se garante um bem-estar mental, o idoso pode ser levado a clínicas, onde, como citado em "ordem paranormal: o segredo na floresta", em um episódio em que a equipe de agentes chega em um sanatório e encontra diversos pacientes que não conseguiram um cuidado adequado e foram abandonados. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado e ao ministério do idoso criar divulgar política públicas sobre tal evento, na tentativa de melhorar o bem-estar de idosos que possam eventualmente passar por problemas mentais, ou já os enfrentam. Juntamente, conscientização pública seria uma proposta para preparar as famílias e demais cidadãos q convivam com idosos. Assim, estas intervenções devem acontecer a fim de informar e romper ciclos que essa barreira construiu. (Reestruture essa proposta)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |