No filme Cocoon (1985), os idosos que moram em um asilo adquirem, repentinamente, uma vitalidade jovial que os levam às práticas de muitos anos antes: ir à festas, namorar, dançar, etc. No filme, a ficção nos apresentou uma solução mágica para minimizar os efeitos do envelhecimento. Já na vida real... as coisas não são tão fáceis assim!
No Brasil, garantir a saúde mental de nossos idosos passa por desafios estruturais e sociais.
O Estatuto do Idoso foi uma conquista importante para avançar na obtenção de cidadania e proteção para essa parcela da população. Porém, na prática, vemos que algumas políticas públicas apenas maquiam as dificuldades vivenciadas diariamente pelos idosos. (Reestruture a discussão apresentada)
Valores insuficientes de aposentadorias que os levam ao trabalho tardio, cidades com infraestruturas incompatíveis que dificultam o deslocamento por calçadas ou no transporte público e a falta de opções de lazer que incentivem o convívio daqueles que avançaram nas experiências da vida são fatores que em nada contribuem para garantir o bem-estar físico, emocional e mental dos mais longevos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o nem sempre disfarçado preconceito social que faz com que muitos “cidadãos” acreditem que “lugar de velho é no asilo" ajuda a piorar o quadro de mazelas enfrentado pelas pessoas de mais idade. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações que levem em conta o fato de que a população brasileira está envelhecendo precisam ser urgentemente colocadas em prática: o poder público deve ser o agente garantidor de uma infraestrutura física nas cidades assim como o cidadão comum deve cuidar do seu parente ou vizinho idoso, de modo a permitir o convívio social através de uma boa mobilidade urbana, diminuição do sedentarismo através da prática de atividades físicas e cuidados médicos adequados para que se mantenham suas boas condições de saúde física, emocional e mental. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |