O longa-metragem "Up: Altas aventuras", retrata a trajetória de Carl Fredericksen, um senhor que após a morte de sua esposa passa a enfrentar complicações no seu quadro psicológico, o qual se agrava quando seus vizinhos o ameaçam a enviá-lo para um asilo. Nessa lógica, fora da ficção, é perceptível que a sociedade brasileira age de forma análoga aos vizinhos do senhor Carl e desprezam a importância de garantir a saúde mental dos idosos. Desse modo, é inquestionável que tal contexto é impulsionado por dois fatores: o despreparo da população e a omissão governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
À vista desse problema, o desconhecimento do corpo civil no que se refere ao tratamento adequado para a pessoa idosa evidencia o problema. Acerca disso, o escritor alemão Goethe apoiava a ideia de que "não há nada mais assustador do que a ignorância em ação". Nesse sentido, é notável que na realidade brasileira os problemas emocionais vivenciados pela comunidade idosa são um reflexo da ignorância do corpo social, conforme pontuou o escritor. Um exemplo desse despreparo da população está no mercado de trabalho, verificada pela exclusão social que as pessoas de idade avançada sofrem, por serem consideradas fisicamente limitadas. Logo, é inegável que o desconhecimento do tecido civil na maneira de lidar com as pessoas idosas contribui para a permanência da problemática.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inércia estatal no que tange ao impasse é um fator determinante. Sob essa ótica, Tomas Hobbes -- expoente filósofo inglês -- afirmou que o Estado possui o encargo de equilibrar as relações humanas. Todavia, nota-se no contexto brasileiro que o poder público se distancia da função indicada por Hobbes, haja vista a carência de políticas públicas voltadas para essa parcela da comunidade, como programas de apoio psicológico em postos de saúde e campanhas de conscientização que valorizem a pessoa idosa. Assim, o Estado na medida em que não garante a saúde mental dos idosos, perdeu a sua função social apontada por Tomas Hobbes.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas precisam ser adotadas para instigar na população a importância de garantir a saúde emocional dos idosos. Para tanto, o Ministério do trabalho em parceria com as empresas privadas, deve combater a desinformação relacionada aos idosos, mediante a oferta de empregos voltados para essa camada, a fim de promover a inclusão social desses indivíduos. Além disso, o Poder Executivo -- responsável pelo gerenciamento do território nacional -- deve desenvolver políticas públicas para essas pessoas, por meio da criação de programas de apoio psicológico em postos de saúde, com o objetivo de assegurar a eles o bem-estar físico e emocional. A partir dessas ações, a história vivenciada pelo senhor Carl Fredericksen não será mais realidade dos idosos brasileiros. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser desenvolvidas dentro do limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |