O filme "Up: Altas Aventuras" apresenta a história de um homem velho e bastante mal-humorado. Além disso, ele aparenta ter uma vida triste e solitária devido à perda de sua esposa. A vida do protagonista começa a mudar com a chegada de um garoto, deixando-a mais alegre. A narrativa contada na obra vai de encontro com a realidade de muitos idosos brasileiros, que por motivos relacionados à idade, apresentam uma saúde mental conturbada. Esse problema se agrava devido ao descaso estatal e familiar. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, apesar da depressão - transtorno relacionado à saúde mental do indivíduo - ser relacionado aos jovens, os idosos são os que mais sofrem. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 13% da população entre 60 a 64 anos sofrem com a doença. Esse fato ocorre devido ao isolamento social que essas pessoas sofrem, pois, (Sem vírgula) não encontram lugares para se socializarem ou passarem o tempo. Com isso, o indivíduo é excluído socialmente, desencadeando a depressão.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a essa situação, o apoio familiar é essencial para a melhoria da saúde mental dos idosos. Geralmente, a família abandona os parentes de idade mais avançada, como os avós. Isso os deixam mais solitários e tristes, influenciando negativamente com suas mentes, levando-os a apresentarem transtornos. Ao passarem mais tempo com eles, essa situação é contornada pois sentem-se valorizados. (Melhore a apresentação da discussão)
Contudo, é dever do Governo Federal investir em casas de lazer aos idosos, sendo estes locais um lugar de sociabilidade entre pessoas acima de 60 anos, para que eles não sejam excluídos da sociedade. Além disso, famílias devem passar mais tempo com eles, dedicando um período diário para realizarem reuniões ou brincadeiras com os seus netos, por exemplo, afim de que a saúde mental seja garantida. Com isso, assim como no filme, milhares de vidas se tornarão mais felizes. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |