Antes de tudo é bom recapitular que muitos idosos (Evite esse tipo de construção) estão com a saúde precária, por motivos devastadores como: a perda de entequeridos, abandono, problemas com os familiares, limitações físicas, entre outros que levam a saúde à decadência. A princípio, é sempre essencial ressaltar a importância da saúde dessas pessoas para benefício de ter uma vida mais saudável e prazerosa. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Por consequência disso, vale lembrar que é eficaz para prevenir o desgaste da saúde mental dos idosos, oferecer apoio emocional, suporte e cuidados médicos essenciais, atividades sociais e de lazer para que os mesmos não entrem em depressão ou isolamento social. De fato, o estatuto do idoso mostra privilégios de atendimento preferencial em todo território público ou privado, direitos à saúde de qualidade e lazer, mas infelizmente em alguns casos isso não acontece, pois são maltratados, às vezes, desrespeitados. Por causa disto, a saúde mental das pessoas idosas está indo por água abaixo, tantos problemas que causam nesses indivíduos depressão, baixa autoestima, desânimo, isolamento, tristeza e vários outros sentimentos ruins que gera índice baixo de saúde. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, cabe ao governo fazer áreas de lazeres de vários tipos de cordenação motora, psicológico, para que possa entreter os idosos, incentivo da parte de hospitais e demais instituições, para a contribuição na melhora desses indivíduos, realização de palestras para alerta à respeito desta temática. Enfim, cabe à família participar ativamente nessa resolução deste problema, cria lações efetivos e mais chances de índices elevados na saúde e expectativa de vida das pessoas da terceira idade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |