A Declaração Universal dos Direito Humanos (DUDH) é um documento fundamental que estabelece os direitos e liberdades fundamentais para todos os indivíduos, assegurando o direito a cuidados psicológicos na terceira idade. No entanto, essa realidade não é praticada no Brasil, visto que, (Sem vírgula) cidadãos idosos sofrem com a ausência de companhia e auxílio em tarefas simples do cotidiano, pela falta de ajuda dos parentes e pessoas próximas. Diante dessa grave problemática social, existem duas temáticas que precisam de atenção. A primeira, é sobre a perda de autonomia no cotidiano, e a segunda é em relação a ausência de suporte emocional.
A princípio, sobre esse assunto, vale destacar que um dos principais fatores contribuintes para um estado físico e mental de baixa autoestima e pouca expectativa de melhora, é dado justamente quando o idoso perde sua capacidade de realizar as necessidades vitais do corpo sem auxílio. Com essa mudança drástica no modo de vida, dificilmente encontram alternativas no sistema de saúde pública, que possa conceder uma rede de amparo psicológico e social no país. A inexistência desses ambientes, aliado à falta de preparo estatal para lidar com grupos da terceira idade em situação de fragilidade, evidencia uma atitude excludente do poder público brasileiro. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro aspecto complementar, nesse contexto, se dá quando o abandono afetivo dos familiares e amigos se torna um fator de risco para pessoas que vivenciam a velhice. (Truncamento) Pois, nesse estágio da vida, o ideal para essa faixa etária, é viver envolto de uma esfera de bons sentimento e momentos alegres. Nesse sentido, à medida que ser humano envelhece, não responderá aos mesmos estímulos com antes, nessa etapa, a fisiologia do corpo se torna mais sensível e frágil, por isso, é essencial conviver em um ambiente adaptado para essas alterações, evitando relações de risco. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário agir de imediato para resolver esse problema. Para isso, o governo federal deverá criar um comitê anual discutindo alternativas que ampliem as redes de apoio aos idosos, por meio, do financiamento do Ministério da Saúde, de modo a reverter a inexistência desses locais. Paralelamente, é preciso trabalhar sobre a falta de suporte afetivo. Desse modo, o Brasil poderá viver outra realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |