Lilia Schwarcz, antropóloga brasileira, elaborou o termo “política de eufemismo” que determina que a sociedade não reconhece seus próprios problemas, tendendo a suaviza-los. Esse paradigma está presente na realidade contemporânea, quando se observa a saúde mental dos idosos no Brasil, pela invisibilidade da sua necessidade para plena funcionalidade social. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera governamental e social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a negligência governamental impulsiona o aumento de problemas mentais nos idosos. Nessa perspectiva, a ausência de projetos estatais que priorizem a assistência às vítimas de transtornos mentais contribui para a reverberação desse cenário. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 (Vírgula) todos os cidadãos tem direitos à igualdade e à dignidade. A partir dessa prerrogativa, é notável que em virtude da invisibilidade dos idosos há uma falta de incentivo em projetos que visem a participação física e o estimulo psicológico retroagindo o comportamento desses indivíduos. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário não continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona esses transtornos aos idosos. Tendo em vista o comum cenário de abandono familiar, assim como a falta de interação social, corrobora para a geração de consequências psicológicas. Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu que conceitua o termo “violência simbólica” como a opressão que, não é física, porém causa danos morais e psicológicos (Melhore a construção de sentido). Por conseguinte, a ocultação dos idosos pela ausência de interação e rejeição familiar tem provocado o sentimento de não-pertencimento na comunidade. Com efeito, esse indivíduo fica segregado das relações sociais pela prevalência da falta de apoio e interação o que gera ansiedade e depressão. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para garantir a saúde mental dos idosos no Brasil. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e a discussão desse tema nas instituições educacionais com vigor, tendo como objetivo oferecer colaboração social para as vítimas de transtornos psicológicos. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas os idosos possam vivenciar essa fase de forma saudável, ao contrário do que é retratado pela antropóloga Lilia Schwarcz. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |