É notório que a sociedade brasileira apresenta crescimento significativo da população idosa. Embora a Constituição Federal de 1988 afirme que todo e qualquer cidadão, sobretudo pessoas de idade avançada, possui direito à saúde e à segurança, verifica-se ainda a importância de garantir a saúde mental dos idosos no Brasil. Essa garantia se torna necessária devido aos preconceitos e às invisibilidades observadas na sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob essa perspectiva, é visível que os idosos enfrentam crescente pressão social ao passar dos anos. Na série "Grey's Anatomy", o novo interno apresentado à trama sofre com inúmeras insinuações ofensivas por ser um idoso em processo de formação médica. Saindo da ficção, a situação retratada evidência uma realidade vivida por muitos cidadãos de idade avançada, pois mesmo após anos de experiência com a vida, são tratados com vulnerabilidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante disso, a sociedade tem papel direto na degradação da saúde mental idosa, uma vez que contribui para a insegurança através de falar e atitudes depreciativas, que usam a idade como argumento para proferir ódio a indivíduos que precisam de aceitação e responsabilidade emocional.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o descaso no trabalho implica exaustão desnecessária e precoce aos trabalhadores idosos. Na saga de filmes "Harry Potter" o diretor de Hogwarts, Dumbledore, tem sua autoridade questionada em razão da idade há muito avançada. Perante a isso, a invisibilidade profissional testemunhada por homens e mulheres idosos no Brasil, é um infortúnio. Dessa forma, com o envelhecimento populacional, o atrofiamento da PEA (População Economicamente Ativa) provoca significativa quantidade de profissionais em alta faixa etária nas empresas. Nesse contexto, o deficiente reconhecimento desses profissionais em cargos laborais é fator determinante dos casos de depressão e ansiedade, porque afetam negativamente seus psicológicos. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é notável a urgência por melhores garantias de segurança e visibilidade para esses grupos sociais. Portanto, as mídias devem promover projetos que visem aumentar a visibilidade desses idosos, além de enfatizar suas contribuições para com a sociedade e mostrar que são dignos de respeito e atenção integrais. Esses projetos se desenvolverão por meio de campanhas de conscientização virtuais, bem como cartazes físicos com mensagens de carinho, para garantir o suporte emocional a essas pessoas. Assim, essa parcela social poderá encontrar apoio e reconhecimento, fatores essenciais da vida, especialmente em sua melhor fase, a velhice. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |