De acordo com a Constituição Federal, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (Parágrafo frasal)
No entanto, esses direitos são por muitas vezes violados tanto por familiares, quanto pela sociedade como um todo. os idosos têm sido cada vez mais esquecidos abandonados rejeitados por seus parentes e familiares , muitos são deixados em asilos, (Sem vírgula) pelos filhos que não têm tempo de cuidar por causa de seus trabalhos, ou por falta de empatia a amor ao próximo também acabam sendo abandonados nesses abrigos, ou mesmo em seus próprios lares. (Truncamento) Causando a esses idosos uma profunda tristeza e solidão, levando a um quadro de depressão e adoecimento, o que pode causar até a morte. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma das maiores causas de doenças como a depressão em idosos são motivadas pelo abandono de seus entes queridos. E necessário uma punição severa para quem pratica esse tipo de ato desumano. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Diante disso é essencial para à saúde dos idosos, a atenção, o cuidado e o respeito que merecem, familiares que precisam se ausentar pra trabalhar, não deixem de dar a atenção necessária como contratando cuidadores para que estes idosos não precisem sair de suas casas, ou revezando entre parentes para que se sintam amados e acolhidos (Vírgula) evitando assim que adoeçam por falta de atenção. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
(Melhor a estratégia coesiva) A saúde do idoso é prioridade em todo e qualquer ambiente e devem ser tratados com respeito e dignidade, para que tenham uma velhice justa, tranquila e saudável no fim da vida. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Evite uma argumentação limitada. Elabore um projeto de texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |