Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman "nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode encontrar respostas para os problemas que a afligem". A partir dessa máxima, é necessário não negligenciar a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, visto que, (Sem vírgula) no raciocínio do autor as questões precisam ser discutidas em busca de soluções. Desse modo, o descaso estatal e o silenciamento social são as causas do tema. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a inobservância governamental promove a adversidade. Sob esse viés, conforme o economista Keynes, "o governo deve construir um estado de bem-estar social". No entanto, a ideia de Keynes não é efetivada no país, pois o Estado se ausenta de propor políticas públicas que beneficiem os idosos. Assim sendo, é evidente que no país faltam espaços destinados aos idosos que garantam um acolhimento necessário, como acesso a atividades de lazer e acompanhamento médico e psicológico que garantiria a prevenção de doenças como a depressão. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o silenciamento do coletivo impulsiona a conjuntura. Acerca disso, a filósofa Simone de Beauvoir, afirma que "o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles" . Nesse sentido, o pensamento da filósofa pode ser direcionado a população brasileira, pois a sociedade se mostra inerte em relação à importância de garantir a saúde mental aos idosos. Nessa perspectiva, por não se sentir afetada pelo problema, o coletivo não se mobiliza para cobrar o Poder Executivo, em busca de projetos que garantam a dignidade aos idosos (Melhore a apresentação dessa discussão), assim sendo, a temática vai se perpetuando no país. Logo, é preciso mudar esse contexto.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater a problemática. Assim, cabe ao governo federal, responsável por administrar os interesses públicos, construir centros de apoio destinados aos idosos, que beneficiarão eles com suporte emocional, cuidados médicos e sociais, tais ações irão ocorrer por meio da parceria dos estados, municípios e de verbas governamentais, a fim de garantir conforto aos idosos. Desse jeito, será possível atingir o pensamento de Keynes. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |