d.l. - Banco de redações


A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Enviada em: 02/07/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição de 1988 - norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro - foi elaborada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos, como o acesso à saúde. Todavia, tal metodologia não existe na prática, haja vista que a saúde mental dos idosos tem sido negligenciada. Nesse cenário, deve-se analisar como o abandono estatal e familiar agravam essa problemática. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, percebe-se que o descaso estatal possui íntima relação com o revés. Nessa ótica, de acordo com o filósofo John Locke, configura-se como um rompimento do Contrato Social, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que todos desfrutem de seus direitos. Desse modo, devido à baixa atuação das autoridades, os idosos estão expostos a péssimas condições de vida, já que os hospitais públicos são precários (Melhore a apresentação dessa discussão) e os medicamentos inacessíveis.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, o desamparo familiar é outro causador da falta de saúde mental nos idosos. Nesse sentido, o filme "Up: Altas Aventuras" retrata a solidão sofrida por Carl em sua velhice, decorrente do abandono de sua família, o que gerou uma constante sensação de inutilidade que evolui para uma depressão. Apesar de ser ficcional, a verossimilhança da obra se revela inegável uma vez que inúmeros indivíduos conforme envelhecem, e perdem seu valor na sociedade, são excluídos pelos familiares e têm seus problemas mentais ignorados (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão). Logo, faz-se imprescindível a dissolução dessa problemática.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos desafios mencionados, urge a atuação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Saúde facilitar o acesso a hospitais psiquiátricos destinados aos idosos, por meio de parcerias com as Secretarias de Saúde municipais e estaduais, a fim de que esse grupo receba tratamento adequado. Além disso, o Ministério Público deve fiscalizar residências com moradores idosos, através de uma parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, para garantir que estes não sejam vítimas de maus-tratos pelos seus familiares. Assim, todos os cidadãos brasileiros, independente da faixa etária, terão seu direito à saúde assegurado. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200