Como envelhecer de forma saudável e digna? Esse é um desafio de todos e não apenas de caráter individual. Classificar uma pessoa apenas como velha é atribuir ao tempo dela um diagnóstico de doença e reforçar o estigma do preconceito de idade. Mas há caminhos para reduzir o etarismo e trazer ao idoso garantias de uma vida mais saudável. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
O Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 2003, assegura com absoluta prioridade a efetivação à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao espote e lazer, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (Parágrafo frasal. Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com dados publicados pelo IBGE (Desenvolva a sigla) em 2019, 13% dos idosos são afetados pela depressão. Além disso, um documento da Organização Pan-Americana de saúde recomenda ações do governo, agências da ONU (Desenvolva a sigla), sociedade civil e setor privado. (Desenvolva mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, deve-se incentivar o idoso a participar de atividades sociais, prática de exercícios físicos e cognitivos (aprender uma nova língua, por exemplo), manter uma boa alimentação e fazer acompanhamento médico. Esses são alguns dos cuidados essenciais que se deve dispensar a quem tanto contribuiu com a sociedade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |