No filme "Divertida Mente 2", é tratada uma nova emoção a ansiedade nos jovens, que nada mais é, um estímulo de preocupação excessiva, fazendo o corpo está sempre em alerta, pode dificultar a nossa racionalidade. Esse filme representa a nossa realidade, sobre os jovens as crianças estarem já sofrendo com essa condição, além de trazer outros problemas, como a insônia, medo, a falta de confiança e insegurança, causando um prejuízo nas relações sociais. Logo, é importante discutir, (Sem vírgula) alguns dos problemas que podem potencializar a ansiedade dos jovens, sendo eles tanto os vícios de atenção pela internet, quanto a falta de sensibilidade dos pais.
Diante desse cenário, é fundamental destacar as crianças que têm vícios no âmbito da internet, potencializando sua ansiedade de diversas formas. Nesse contexto, elas buscam curtidas em suas fotos ou nos comentários, essa vontade é causada (Vírgula) de acordo com a Biologia, pela dopamina e a serotonina, hormônios que fornecem felicidade (Melhore a construção dessa ideia). Consequentemente, em grande quantidade o efeito do hormônio é diferente, mudando para a ansiedade, ou seja, é necessário ter um controle na vontade da interação social na internet, pois se eles não receberem atenção de volta, o sentimento será agonizante.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro problema relacionado aos desenvolvimentos de ansiedade, pode mencionar a falta de sensibilidade dos pais. (Melhore a construção de sentido) Em consonância, podemos citar Red: Crescer é uma fera, esse filme demonstra para nós, (Sem vírgula) como uma família muito rígida pode isolar os sentimentos dos filhos, que aconteceu com a protagonista que ela não podia ser ela mesma na frente da mãe, causando crise de raiva e ansiedade. Com isso, essa ficção é baseada na nossa contemporaneidade, nas relações em que os pais estão dando para os filhos, ocasionado isolamento de seus sentimentos, provocando a busca de outra alternativa de ajuda como as redes sociais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente que os jovens estão em uma situação crítica criada pela tecnologia com o apoio da falta da receptividade dos progenitores. Para evitar tal situação, o Ministério da Educação, órgão responsável pela a administração das escolas e responsável pelos alunos, deve propor palestra para os responsáveis, sobre as dificuldades das crianças na século XXI, por meio de profissionais que demonstraram aulas de mais receptividade com os filhos, em que as crianças iram participar. Assim, a reconexão da família, (Sem vírgula) iria diminuir os casos de ansiedades dos jovens do Brasil.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |