No longa metragem, "Bad hair day", dos studios Disney, Mônica é uma adolescente que para se sentir aceita, usa a tecnologia para se expor nas redes sociais, o que consequentemente causa uma fragilidade a sua saúde mental. Nessa lógica, fora da ficção, é perceptível o aumento da quantidade de crianças com quadro de ansiedade devido ao uso da tecnologia, no contexto brasileiro. Assim, é evidente que tal cenário hostil ocorre em virtude da negligência parental e da lacuna educacional. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é fulcral discutir que o desleixo familiar é um fator determinante para a permanência da problemática. Acerca disso, a constituição federal de 1988 - lei suprema que rege a nação - estabelece que a família é responsável por garantir a seus descendentes o bem-estar emocional e físico. Todavia, é notável que a sociedade brasileira foge desse padrão legal, haja vista que muitas crianças não são supervisionadas no momento em que usam a tecnologia e não possuem um apoio para lidar com suas questões emocionais. Logo, embora represente um elemento grave, a indiferença parental permanece sem solução.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é indubitável que a falha no sistema de ensino favorece a perpetuação desse cenário. Nesse sentido, Nelson Mandela - influente líder político - assegurou que, "a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para transformar o mundo". Entretanto, a realidade contemporânea do Brasil não segue o princípio proposto por Mandela, visto que falta abordagens sobre os impactos da tecnologia em sala de aula e suas consequências para a saúde mental das crianças (Melhore a apresentação dessa discussão). Prova disso, (Sem vírgula) é a ausência de profissionais capacitados para lidar com os problemas emocionais dos alunos. Dessa forma, a mudança na sociedade apontada por Nelson Mandela não ocorre em virtude da falha educacional.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a situação de ansiedade na infância cauda pelo crescente uso da tecnologia seja superado. Para tanto, o Governo Federal em parceria com a mídia - meio de comunicação em massa - deve promover campanhas publicitárias, mediante divulgações nos canais digitais, visando conscientizar as famílias a monitorarem seus filhos no uso da tecnologia. Além disso, cabe ao ministério da educação inserir nas escolas discussões relacionadas ao ambiente virtual, por meio da implementação de disciplinas que tratem deste tema e ensinem as crianças à utilizarem de forma saudável. A partir dessas medidas, o Brasil não irá mais vivenciar este problema no corpo social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |