Enquanto jovens e adultos tornam-se dependentes de narcóticos, crianças experimentam as drogas da geração com a supervisão dos pais: redes sociais, vídeos curtos, luzes azuis emitidas por eletrônicos, e, entre outras comodidades oferecidas pela tecnologia. Quem responsabilizar, os responsáveis; o menor, ou, os pilares governamentais? (Melhore a contextualização do tema)
Considerando esta perspectiva, estudos realizados pelo Instituto Nacional de Saúde na França alegam quê, (Sem vírgula) a denominada Geração Digital (Sem vírgula), é a primeira geração a ter o Q.I (coeficiente de inteligência) inferior aos de seus pais. Pode-se, então, a partir desta alegação, estabelecer um comparativo com outra droga: a Cannabis. E, diante desse fato, associa-se a relação da abstinência, causando ansiedade, dentre outros sintomas, quando o usuário estabelece intervalos maiores entre o consumo. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além do argumento apresentado anteriormente, o uso de rede sociais por menores, principalmente abaixo da classificação etária indicada para o consumo de tais artifícios, pode gerar danos à saúde física além da mental. A exposição a um grande nível de informações podem acarretar em "educação nociva", criando senso de urgência desnecessário no grupo, o qual a participação da criança é desprezível para a solução do problema. Conclua-se que, (Sem vírgula) o acesso precoce à tecnologia pode afetar negativamente o menor de idade.
(Boa estratégia coesiva) Visto isso, cabe à OMS (Desenvolva a sigla) e as unidades de pesquisa das universidades públicas movimentar, em conjunto, estudos nacionais sobre a pauta. E, diante dos resultados, cabe ao Poder Legislativo aderir uma emenda à lei Marco Civil da Interne, limitando legalmente os conteúdos e o acesso de crianças à internet. Infelizmente, tal pauta, devido as suas complexidades, não pode ser resolvida por uma proposta de curto prazo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |