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Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Enviada em: 21/06/2024

Status:

Corrigida
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No filme “Wall-e” é possível notar a retratação da invisibilização de certos problemas da sociedade, como na cena que mostra bebês, em tão tenra idade, consumindo e utilizando da tecnologia. Na sociedade brasileira, a crítica dessa obra pode ser verificada no aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, que pode ser atribuída ao uso excessivo e inadequado dos aparelhos eletrônicos, impactando negativamente seu desenvolvimento emocional e social. Com isso emerge um problema sério, em virtude da exposição prolongada e falta de regulação e da redução da interação face a face. (Formulou a tese)

Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a permanência prolongada sem supervisão na tecnologia é um fator do problema. Uma pesquisa realizada pela American Academy of Pediatrics revelou que crianças que passam mais de duas horas por dia em frente a telas têm maior probabilidade de apresentar déficits de atenção, dificuldades de concentração e problemas de sono. Esses efeitos são atribuídos à exposição prolongada à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, que interfere na produção de melatonina, hormônio essencial para o sono adequado. Além disso, outro fator que promove este problema é a diminuição do contato presencial social resultante do uso intensivo de tecnologia, impactando negativamente o desenvolvimento social e emocional das crianças. Isso limita oportunidades essenciais de aprendizado interpessoal, como a interpretação de expressões faciais e linguagem corporal, que são essenciais para desenvolver a empatia e as habilidades sociais. Essa falta de interação face a face pode aumentar a ansiedade, causando sentimentos de isolamento e desconexão emocional nas crianças. (Delimite as discussões)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Estes fatores estão bem presentes no aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia uma vez que esses argumentos exploram o uso excessivo e inadequado da tecnologia pode prejudicar o desenvolvimento emocional e mental das crianças, aumentando sua vulnerabilidade à ansiedade devido à exposição prolongada a conteúdos digitais prejudiciais. É crucial uma supervisão cuidadosa e um uso responsável da tecnologia para garantir o bem-estar infantil e um ambiente digital saudável.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o Youtube deve criar uma série de vídeos sobre o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, por meio de entrevistas com psicólogos, alertando o uso excessivo de aparelhos digitais e a importância de impor um limite de uso sobre tal, a fim de amenizar a ansiedade em decorrência dos eletrônicos que impera no cenário nacional. Tal ação pode conter uma divulgação em outras redes sociais com tik tok, muito usada por crianças, para chegar a mais indivíduos. Paralelamente, é preciso intervir sobre a redução de interação face a face presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a situação decadente das crianças observada na obra “Wall-e”. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas dentro do limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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