No filme “Wall-e” é possível notar a retratação da invisibilização de certos problemas da sociedade, como na cena que mostra bebês, em tão tenra idade, consumindo e utilizando da tecnologia. Na sociedade brasileira, a crítica dessa obra pode ser verificada no aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, que pode ser atribuída ao uso excessivo e inadequado dos aparelhos eletrônicos, impactando negativamente seu desenvolvimento emocional e social. Com isso emerge um problema sério, em virtude da exposição prolongada e falta de regulação e da redução da interação face a face. (Formulou a tese)
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a permanência prolongada sem supervisão na tecnologia é um fator do problema. Uma pesquisa realizada pela American Academy of Pediatrics revelou que crianças que passam mais de duas horas por dia em frente a telas têm maior probabilidade de apresentar déficits de atenção, dificuldades de concentração e problemas de sono. Esses efeitos são atribuídos à exposição prolongada à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, que interfere na produção de melatonina, hormônio essencial para o sono adequado. Além disso, outro fator que promove este problema é a diminuição do contato presencial social resultante do uso intensivo de tecnologia, impactando negativamente o desenvolvimento social e emocional das crianças. Isso limita oportunidades essenciais de aprendizado interpessoal, como a interpretação de expressões faciais e linguagem corporal, que são essenciais para desenvolver a empatia e as habilidades sociais. Essa falta de interação face a face pode aumentar a ansiedade, causando sentimentos de isolamento e desconexão emocional nas crianças. (Delimite as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Estes fatores estão bem presentes no aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia uma vez que esses argumentos exploram o uso excessivo e inadequado da tecnologia pode prejudicar o desenvolvimento emocional e mental das crianças, aumentando sua vulnerabilidade à ansiedade devido à exposição prolongada a conteúdos digitais prejudiciais. É crucial uma supervisão cuidadosa e um uso responsável da tecnologia para garantir o bem-estar infantil e um ambiente digital saudável.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o Youtube deve criar uma série de vídeos sobre o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, por meio de entrevistas com psicólogos, alertando o uso excessivo de aparelhos digitais e a importância de impor um limite de uso sobre tal, a fim de amenizar a ansiedade em decorrência dos eletrônicos que impera no cenário nacional. Tal ação pode conter uma divulgação em outras redes sociais com tik tok, muito usada por crianças, para chegar a mais indivíduos. Paralelamente, é preciso intervir sobre a redução de interação face a face presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a situação decadente das crianças observada na obra “Wall-e”. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas dentro do limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |