Sísifo, da mitologia grega, foi condenado a rolar uma pedra até o cume de uma montanha e, toda vez que chegava ao topo, a pedra voltava ao início, repetindo esse ciclo infinitamente. De forma análoga, é válido destacar que embora a tecnologia proporcione diversas inovações e conquistas em diversos âmbitos, ela, quando mal utilizada, também pode contribuir para o agravamento de problemas sociais (Seja mais específico). Logo, é necessário discutir essa questão, bem como trazer soluções para esse obstáculo.
Em primeiro lugar, a Terceira Revolução Industrial, que iniciou no século XVIII, atuou como propulsor do advento das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), como computadores e celulares e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 97% dos lares brasileiros possuem esses aparatos tecnológicos, bem como seu uso está cada vez mais abrangente por crianças. Entretanto, sem um uso adequado e sob supervisão, a criança tem acesso a diversas informações e conteúdos da internet, considerada como "terra sem lei", que podem prejudicar sua formação intelectual, em razão de ser uma pessoa em desenvolvimento que, ainda, não possui o total discernimento do que é certo e errado (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, o uso precoce e sem acompanhamento é uma das razões do aumento de ansiedade entre as crianças, mas que pode ser resolvido com a participação da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as redes sociais também são agravantes da problemática. Atualmente, há uma forte ideia de idealização de "corpos perfeitos" e "vidas perfeitas" no "Instagram, Tiktok e Youtube", que, ao ser admirada por crianças, leva-as a acreditar que suas vidas são sem graça e, consequentemente, que são infelizes. Isso faz com que mudem seus comportamentos, introduzam dietas ou criem um sentimento de rejeição e automutilação. Entretanto, uma pesquisa realizada por Harvard, nos Estados Unidos, aduz que o problema não é ter acesso às tecnologias, mas que é a ausência de restrição a conteúdos inadequados, de controle de tempo e da idade certa, ou seja, quando a criança detém mais maturidade, mas, em razão da rotina do dia a dia, muitos pais não fazem o controle de seus próprios filhos, o que perpetua esse cenário.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para tanto, compete às famílias introduzirem nos celulares de seus filhos aplicativos de restrição de tempo e conteúdo impróprio, bem como incentivar que eles utilizem os aparelhos para estudo, a partir de vídeos educativos selecionados. Esses "apps" poderão ser adquiridos gratuitamente na loja virtual dos celulares e, assim, poderá ser mitigada a conjuntura e poder-se-á construir uma sociedade marcada pela valorização à saúde mental e consciente dos riscos do uso excessivo de celulares. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |