Atualmente, o acesso à internet e a tecnologia é inevitável, pois grande parte de nossas atividades são feitas através de seu uso. Essa realidade reflete também nas crianças que passam muito tempo conectadas, o uso da tecnologia pode ser bom para seu desenvolvimento, mas o excesso traz consequências como ansiedade, irritabilidade ou desobediência, sendo necessário que os pais supervisionem e limitem o tempo de uso. (Melhore a contextualização do tema)
Não é novidade que a tecnologia veio para nos ajudar, inclusive, nela contém muitos recursos que contribuem para a educação de crianças. No entanto, é muito comum que os pais entreguem o celular para os filhos se distraírem e se comportarem, levando horas de frente para a telinha, mas essa atitude tem causado um efeito negativo aos pequenos.
Normalmente, as crianças tendem a se encantar com tanta informação e mal podem esperar pelo momento em que terá o aparelho novamente em suas mãos, a espera as deixa ansiosas e faz com que pensem nisso o dia todo, tendo assim dificuldades para se concentrar em outras atividades (Abordagem limitada). Mais tarde, a ansiedade pode se transformar em irritabilidade, principalmente, quando os pais negam o pedido ao uso do celular. Além disso, a falta de limite, e até mesmo de supervisão em alguns casos, expõe a criança aos perigos da internet, que podem acabar sendo influenciadas por pessoas mal intencionadas.
(Melhore a estratégia coesiva) Os pais são os principais responsáveis pelos filhos, portanto, a mudança precisa acontecer dentro de casa, (Justaposição) é necessário impor regras e manter a criança consciente de que a tecnologia deve ser usada com sabedoria. Porém, caso haja dificuldade e resistência, é preciso procurar ajuda de um profissional em psicologia para guiá-los no caminho certo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |