Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia - Banco de redações


Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Enviada em: 20/06/2024

Status:

Corrigida
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O documentário "O dilema das redes" revela as manipulações presentes nos aplicativos, a fim de prenderem a atenção do telespectador aos algoritmos, o qual afeta a mente, principalmente, dos que estão em fase de desenvolvimento neurológico, por causa da ausência de regulamentação e consequetemente impacta nas relações sociais. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Parágrafo frasal)

Nesse contexto, a falta de regulamentação ocorre por conta do silêncio do Poder Legislativo, visto que não são propostas soluções para proteger a população do impacto da tecnologia. De acordo com Djamila Ribeiro, para atuar sobre um problema é preciso tirá-lo da invisibilidade, no caso a notoriedade das autoridades é importante. Assim, o Estado deve tornar a problemática em um conhecimento público. (Abordagem tangencial)

Diante desse cenário, as relações sociais são importantes para a saúde mental, porém a sua falta de estabilidade provoca ansiedade nos jovens, que deveriam passar tempo com a família e fazer amizades, mas devido ao vício nas redes não é possível. Segundo Bauman, a fragilidade da modernidade causado pela tecnologia é a situação problemática da sociedade. Então, deve-se solidificar os relacionamentos. (Abordagem tangencial)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva)  Portanto, o governo deve intervir nos impactos tecnológicos, por meio da regulamentação das redes, para preservar o bem-estar das crianças e adolescentes, de modo que os algoritmos sejam controlados, com a finalidade de evitar vícios, conforme o filme "O dilema das redes" problematiza. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200