O documentário "O dilema das redes" revela as manipulações presentes nos aplicativos, a fim de prenderem a atenção do telespectador aos algoritmos, o qual afeta a mente, principalmente, dos que estão em fase de desenvolvimento neurológico, por causa da ausência de regulamentação e consequetemente impacta nas relações sociais. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Parágrafo frasal)
Nesse contexto, a falta de regulamentação ocorre por conta do silêncio do Poder Legislativo, visto que não são propostas soluções para proteger a população do impacto da tecnologia. De acordo com Djamila Ribeiro, para atuar sobre um problema é preciso tirá-lo da invisibilidade, no caso a notoriedade das autoridades é importante. Assim, o Estado deve tornar a problemática em um conhecimento público. (Abordagem tangencial)
Diante desse cenário, as relações sociais são importantes para a saúde mental, porém a sua falta de estabilidade provoca ansiedade nos jovens, que deveriam passar tempo com a família e fazer amizades, mas devido ao vício nas redes não é possível. Segundo Bauman, a fragilidade da modernidade causado pela tecnologia é a situação problemática da sociedade. Então, deve-se solidificar os relacionamentos. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo deve intervir nos impactos tecnológicos, por meio da regulamentação das redes, para preservar o bem-estar das crianças e adolescentes, de modo que os algoritmos sejam controlados, com a finalidade de evitar vícios, conforme o filme "O dilema das redes" problematiza. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |