Steve Jobs afirma que “a tecnologia move o mundo”. Todavia, não é possível enxergar esta realidade em relação ao aumento da ansiedade em crianças por conta dos meios tecnológicos, que afligem constantemente a saúde mental e física do indivíduo. Com isso, um sério problema surge em virtude da formação familiar e da lacuna informativa. (Muito bem. Formulou a tese)
Dessa forma, em uma primeira análise, deve-se considerar a má formação no meio familiar como principal fator para a problemática. De acordo com Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Consoante a isso, a escassez de discussões e a falta de supervisão da família para com os filhos, (Sem vírgula) pode gerar uma lacuna educacional e a desconscientização das consequências da tecnologia, fazendo com que o problema persista. Assim, é preciso reconhecer esse véu para que a situação seja superada. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a falta de informação é um entrave que tange à problemática. Georg Wilhelm defende que “a informação gera a ação e a desinformação gera a conformação”. Analogamente, a lacuna informativa tem sido muito conformada em relação ao aumento da ansiedade, já que, muitas vezes, os jornais e as plataformas de notícias não divulgam sobre esta crise e pouco se fala sobre as reais consequências do problema, o que colabora com o silenciamento que impera. Assim, responsabilizar a desinformação pela invisibilidade presente no tema é urgente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável que medidas sejam tomadas. Para isso, cabe à mídia de massa divulgar as consequências do uso da internet pelas crianças, por meio do apoio de grandes influenciadores, a fim de conscientizar a população e reverter a falta de informação. Isso pode, ainda, conter palestras de psicólogos para auxiliar as vítimas. Paralelamente, é preciso agir sobre a má formação familiar existente. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise e utilizar a tecnologia com mais seguranças e avanços (Vírgula) como defendia Jobs. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
|
Nota
|
Motivo
|
Domínio da modalidade escrita formal
|
200
|
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
|
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
|
200
|
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
|
160
|
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
|
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
|
200
|
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
|
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
|
200
|
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
NOTA FINAL: 960
|
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
920 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Compartilhar resultados!