O filósofo brasileiro Raimundo Teixera Mendes adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso", não só para a Bandeira Nacional, mas também para a Nação que no contexto hodierno enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente o aumento da ansiedade em criança devido à tecnologia representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que causa danos à saúde dos pequenos. Tal problemática está relacionada a débil ação do poder governamental e a irresponsabilidade dos pais, logo é algo que precisa ser resolvido. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise deve-se ressaltar a debil ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes (Vírgula) em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, contudo (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que não proporcionam atividades recreativas dentro das escolas em ensino integral. Se essa ação fosse realizada (Vírgula) as crianças passariam menos tempo nas telas, já que uma das causas do problema e a falta de disponibilidade dos pais em passar momentos com tais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se como a irresponsabilidade dos pais está presente no impasse, pois como diz o ditado popular "a educação vem de casa". Sob esse viés visa-se que apesar de muitos responsáveis pelos filhos trabalharem e não poderem passar tempo com eles, outros preferem dar as telas para agradar e evitar a bagunça e preocupação dos mesmos (Melhore a apresentação dessa discussão). Percebe-se assim que a maioria dos pais não sabe as consequências do uso excessivo das tecnologias que conforme estudos psicológicos aumenta a ansiedade e atrapalha o desenvolvimento das crianças.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Todavia medidas são necessárias para resolver tal impasse causador de inúmeras consequências e responsável pelo aumento da ansiedade em crianças. Cabe ao poder governamental juntamente com o Ministério de Educação promover atividades recreativas nas escolas em tempo integral, através do esporte, dança e teatro, assim fazendo que as crianças passem menos tempo nas telas. Cabe também às escolas proporcionarem a conscientização acerca da problemática, por meio de palestras e campanhas para os pais, a fim deles saberem a gravidade do problema, assim o lema de Raimundo Teixera se fará realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |