A alteridade é o exercício de se colocar no lugar do outro e o perceber como uma pessoa singular e subjetiva. Dessa forma, percebe-se que com relação ao aumento da ansiedade em crianças causados pela tecnologia, falta a aplicação desse conceito por parte dos poderes públicos, causando inúmeros problemas à coletividade. Assim, é imperioso o debate disso com foco em: negligência familiar e má formação crítica e psíquica das crianças. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente urge salientar que a relação casuística da adversidade se dá pela negligência parental. Sobre isso, um monge agostiniano e professor de teologia alemão Martinho Lutero, uma vez afirmou, (Sem vírgula) que a família, sendo o maior apoio e exemplo de uma criança, é fonte de prosperidade e da desgraça dos povos. Esse mesmo ente, (Sem vírgula) provoca o alto índice de crianças sofrendo com ansiedade, ao deixar implícito o impacto negativo que um núcleo familiar descuidado pode ter na vida de sua prole, quando em muitos casos, não há a devida atenção aos possíveis conteúdos inadequados consumidos nas redes sociais e aos sinais de que seus filhos estão sofrendo com algum transtorno psicológico. Com isso, a saúde mental infantil é deixada de lado, sem menções socias, e o óbice persiste. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, torna-se imprescindível referenciar Immanuel Kant, filósofo alemão, que uma vez disse: "O homem é aquilo que a educação faz dele". Desse modo, ao adentrarmos à realidade hodierna, as escolas, umas das principais ferramentas de formação de opinião e conhecimento, carece do devido apoio emocional as crianças, quando não oferece orientações e pouca discussão sobre a ansiedade na infância, suas causas e consequências. Dessa forma, as crianças crescem desamparadas emocionalmente, e se tornam adultos com pouca compreensão sobre si mesmas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica evidente que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa, entre outras plataformas, devem promover a relevância sobre a ansiedade infantil decorrida do uso tecnológico, por meio de vídeos, campanhas e debates com especialistas. Isso com a finalidade de promover o maior entendimento e conhecimento aos pais, para que possam proporcionar uma melhor vivência a todas as crianças. Logo, a instabilidade mental causada pelo desenvolvimento tecnológico em meninos e meninas será intermediado no século XIX. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |