Em seu artigo 227, a Constituição prevê que as crianças têm direito a um ambiente sadio, então a tecnologia deve servir para melhorar a vida delas, embora aumente
sua ansiedade. (Melhore a construção dessa ideia) Uma vez que esse ambiente é formado por um conjunto, é necessário conhecer as leis de controle dos produtos causadores desse malefício a elas, bem como de um maior esclarecimento dos pais.
Nesse sentido a psicanalista Elizandra Souza, em reportagem do site Terra, diz que longas horas no videogame pode trazer esse problema de saúde. Do mesmo modo, o Estatuto da Criança e do Adolescente alerta para a possibilidade de dependência física ou psíquica em seu artigo 81, que fala da proibição da venda de certos produtos a
menores. Sendo assim, a veracidade da ciência e a determinação da lei mostram a maneira certa de cuidar dos filhos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, o filme "Mamãezinha Querida" mostra a história de uma mãe que dava os presentes mais modernos para sua filha, mas esta mostrava os sintomas da patologia. Segundo o Dr. Drauzio Varella, fobia social e mutismo estão entre os sinais. Tudo isso somado à inexperiência materna acabava tornando a menina mal-educada aos olhos da mãe, mas na verdade configurava a adversidade. (Reestruture essa discussão)
Finalmente tem-se maior ansiedade infantil com a tecnologia, mas isso é combatido pelo controle sobre os produtos e esclarecimento dos pais. Assim, o governo deve propor aliança com instituições religiosas, depois realizarem palestras sobre as leis que fiscalizam os produtos, bem como fazerem consultas pediátricas para esclarecer dúvidas, usando a estrutura estatal e terminando em elaborar relatórios, cruzando dados do IBGE (Desenvolva a sigla). (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |