Ao refletir sobre o aumento da ansiedade infantil, é elementar ponderar acerca da relação entre este transtorno e a tecnologia. Neste sentido, defende-se que a hiperconectividade é uma das causas do aumento da ansiedade em crianças pois contribui para a deteriorização da saúde mental. Para aprofundar-se no tema, é necessário discorrer sobre o uso indiscriminado desta tecnologia, a criação de regras, limites e soluções possíveis em um cenário contemporâneo e de dependência tecnológica.
Ocorre que a hiperconectividade é um fator preponderante no aumento da ansiedade infantil, visto que o excesso de estímulos e informações ocasiona um esgotamento psicológico e conforme afirma a psicóloga Joyce Bonfante, pode causar vários efeitos negativos na saúde mental das crianças. Além disso, o uso excessivo desta tecnologia também pode causar sintomas físicos como irritabilidade, falta de sono, cansaço e dores de cabeça. Em um mundo contemporâneo, cuja dependência por tecnologia é extremamente alta é necessário saber utilizá-la da melhor forma possível qual seja produtiva, inteligente e saudável. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, a responsabilidade de impor limites e monitorar a utilização dessas redes é dos pais e/ou responsáveis, que devem incentivar o uso consciente deste aparato tecnólogico, também identificar alterações comportamentais destas crianças e a necessidade de ajuda profissional, sempre que estiver afetando a vida diária, como rotina de estudos e principalmente a interação social, para que o tempo dispendido no mundo virtual seja da maior qualidade e equilíbrio possíveis.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, verifica-se que há soluções possíveis para um cenário contemporâneo e de dependência tecnológica. Uma delas é a imposição de limites e o controle do tempo de acesso ao mundo virtual feito pelos responsáveis, de modo que estas crianças tenham o benefício da tecnologia sem uma relação de dependência. A intervenção de um profissional sempre que for necessário tratamento terapêutico de acordo com as circunstâncias e o estado mental dos envolvidos. Desta forma, a tecnologia e seu uso consciente será um fator de desenvolvimento sócio, mental e cultural. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |