Comenta-se muito sobre a Indústria 4.0 e suas consequências, como a dependência dos seres humanos da tecnologia e principalmente para as novas gerações, onde tem seu modo de vida diretamente impactado. Entretanto, observa-se frequentemente o aumento de casos de ansiedade e transtornos mentais como consequência do uso excessivo de tecnologias. Dessa forma torna-se urgente a necessidade de elucidar que as causas dessa problemática surgem em decorrência da falta de projetos educacionais e pressão por padrões ideais de comportamento nas redes sociais.
Diante desse cenário, a insuficiência de ações na educação resulta no aumento de doenças psíquicas. A educadora Bell Hooks defende que o ensino tem como objetivo recuperar a vontade dos estudantes de pensar e alcançar sua realização total, com foco no estímulo do pensamento crítico. Nessa perspectiva, analisa-se que com o desenvolvimento de uma educação reflexiva há o auxílio no uso consciente de aparelhos que pode reduzir significativamente os transtornos de ansiedade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é pertinente apontar que a exigência de padrões ideais pré-estabelecidos nas redes sociais muitas vezes é fator crucial para o desenvolvimento de transtornos psíquicos, resultando em uma busca pela "vida ideal" sem seu alcance possível. A sociedade induz os usuários a venderem-se em troca de uma imagem pública, transformando nossas relações sociais em mercadorias. Nesse panorama, quando não é atingido o patamar exigido, torna os usuários, que em grande maioria são jovens, muito mais propensos a rejeição e desconcerto mental.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista a problemática supracitada, é fulcral que o Ministério da Educação (MEC) crie projetos educacionais por meio de investimentos e palestras, a fim de desenvolver o caráter crítico dos estudantes, para mitigar casos de ansiedade em crianças (Esse problema não está explícito ao longo do desenvolvimento). Além disso é imprescindível que a sociedade realize uma mudança em suas convicções visando a redução dos estigmas associados a essas doenças, como para a atenuação das imposições nas redes sociais. (Truncamento) Para que a revolução tecnológica providencie o pleno funcionamento emocional dos indivíduos.
Comentários do corretor
Explore as discussões com clareza e produtividade, respeitando o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |