As inovações tecnológicas são instrumentos que têm se tornados inevitável na vida das pessoas, seja no trabalho ou no dia a dia. Entretanto, o uso excessivo dessas tecnologias vem cada vez mais adoecendo a sociedade brasileira, em especial as crianças. Esta realidade é fruto do exagero de informações obtidas e através de descuido dos pais ou responsáveis pelas crianças, realidade esta que precisa ser investida.
Em primeira análise, o grande excesso de informações pode desencadear pensamentos acelerados, sendo um empecilho para o desenvolvimento da inteligência e da criatividade de uma criança. Segunda obra "Ansiedade: como enfrentar o mal do século", de Augusto Cury, todos nós possuímos um fenômeno inconsciente chamado Autofluxo, que visa o controle emocional, no entanto, quando mal gerenciado, se torna uma tontura. Assim, se torna necessário equilibrar o uso de tecnologias por crianças, tendo em vista que a mesma tem grande potencial de sobrecarregar mentes.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é perceptível que a educação de muitos pais falham, colocando o bem-estar de seus filhos em risco. De acordo com o filósofo John Locke, os pais, muitas vezes, negligenciam a educação de seus filhos, não lhes proporcionando as devidas orientações fundamentais para o seu crescimento saudável. Diante do exposto, é evidenciado que os principais culpados por crianças estarem sofrendo de ansiedade são seus próprios responsáveis; já que esses não colocam limites no tempo de uso de dispositivos eletrônicos por suas crianças. É necessário pôr um fim nessa situação decadente.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, conclui-se que o aumento da ansiedade em crianças devido à tecnologia é um grande problema que afeta suas vidas. Diante desse cenário, é de responsabilidade dos pais e responsáveis promover medidas adequadas para o uso de celulares, tablets computadores, etc., por seus filhos. Ademais, também é importante o apoio do Ministério da Educação. Essas medidas podem ser implementadas através da presença constante dos pais ou responsáveis na vida dos filhos e da integração dessa temática na grade curricular das escolas. Dessa forma esse problema será resolvido. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |