O documentário "O Dilema das Redes" faz uma abordagem sobre como as mídias sociais têm o poder de manipulação sobre o tempo que passamos conectados, apresentando cada vez mais conteúdos que atraiam o seu interesse, a ser mais custoso o distanciamento dessa tecnologia que afeta principalmente a vulnerabilidade psicológica de crianças e adolescentes. É fundamental discutir sobre o assunto, visto que o problema se agrava cada vez mais conforme o crescimento dos meios digitais.
De início, cabe ressaltar que se utilizada de maneira correta, a tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento intelectual das crianças, todavia não é o que se mostra sendo cumprido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), após a pandemia — período em que as de COVID-19 atividades remotas aumentaram α exposição às telas — uma a cada cinco crianças passou a apresentar sintomas de ansiedade. Isto em decorrência de estímulos que não ocorrem fora do mundo virtual, no qual é comum ter uma resposta rápida.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante evidenciar que além de sintomas ansiosos a introdução gos meios digitais precocemente causa problemas na comunicação, em resolução de problemas e na socialização. Nessa lógica, é notório que está a ser construída uma geração de jovens com a saúde mental deturpada.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação (MEC) juntamente das instituições escolares promovam práticas pedagógicas como palestras, aulas e oficiais com vista à educação de meios tecnológicos, a ter como resultado a consciência sobre o uso disciplinado desses meios. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos, no entanto as discussões precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |