Em “Naruto”, anime japonês, os ninjas de todas as nações se unem para lutar contra um inimigo em comum, Madara Uchiha, o qual ameaçava acabar com o mundo ninja. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, em que a sociedade, ao contrário do anime, não se une, sendo indiferente às consequências do uso inadequado da tecnologia por crianças, o que resulta no aumento da ansiedade e torna essa questão algo grave. Assim, o silenciamento escolar e a representação midiática intensificam o quadro. (Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para os problemas mentais causados pela tecnologia em crianças no Brasil. A esse respeito, Paulo Freire, pedagogo e pesquisador, em sua obra “Pedagogia do oprimido”, afirma que, nas instituições educacionais, a metodologia de ensino é caracterizada pelo conteudismo e pela monotonia – repetindo lições não ligadas à vivência social. Todavia, as escolas brasileiras continuam usando o mesmo método falho criticado por Freire, uma vez que as salas de aulas, principalmente as públicas, permanecem limitando o ensino ao conteúdo – gramática, fórmulas matemática e genética. Essa atitude escolar prejudica a sociedade, pois, ao passo que a escola distancia o corpo social das habilidades de crítica e de debate, ela silencia e desvia da responsabilidade de discutir a forma adequada e os perigos de usar os recursos tecnológicos – a exemplo da idade certa para criança usar celular e a dificuldades nas relações interpessoais. Logo, enquanto essa problemática se mantiver, o país não progredirá e as crianças continuará em risco na internet. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há a representação midiática no que tange às consequências do uso excessivo de tecnologia. Conforme a obra “1984”, de George Orwell, escritor inglês, narra-se uma sociedade distópica, a qual é controlada e manipulada pela mídia. Nessa perspectiva, a sociedade verde-amarela assemelha-se à obra do autor inglês, uma vez que a mídia do país, especialmente as redes sociais, manipulam o interesse de seu público – através “rells”, de “posts” e de vídeo– para assuntos não relevantes ao convívio social, como consumo, dietas e cosmético. Isso afeta a população, já que, (Sem vírgula) a representação midiática afasta a atenção popular das consequências do uso excessivo dos meios tecnológicos, tal como a ansiedade, distúrbios do sono e até agressividade, este tema é marginalizado, o que, consequentemente, abstém o corpo social dos conhecimentos necessários para usar a tecnologia como uma ferramenta educativa e estratégica, principalmente na educação de jovens e crianças.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação do país– deve criar um projeto de educação cidadã sobre assuntos sociais urgentes, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, mitigar os efeitos negativo do uso da tecnologia em crianças no Brasil. Ademais, o ministério das Comunicações deve criar campanhas de reeducação sobre o uso de eletrônicos, a fim de criar uma sociedade semelhante a de “Naruto”.(Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |