A constituição federal (Vírgula) em seu Art.º6 (Vírgula) tem como uma série de garantias entre elas está a saúde e educação, as quais possui inúmeras esferas, entre elas a psicológica, com o avanço da tecnologia foi surgindo novas formas de interação com as gerações mais novas causando dependência cada vez mais precoce, das mais distintas naturezas, causando vícios nos jovens, a entre eles ansiedade e nomofobia. (Melhore a apresentação da discussão. Parágrafo frasal)
Primeiramente, o comportamento infantil teve modificações nas últimas décadas, oriundos das diversas influências causadas por mudanças culturais. A família serve de porto seguro para as futuras gerações, entretanto o mesmo ponto de segurança causa gatilhos nas crianças com cobranças nos mais diversos campos seja educacional, competitivo e familiar. (Truncamento) Como consequência gerando insatisfação e ansiedade pela busca de agradar os pais e ter o sentimento de satisfação por uma conquista, a qual vem sendo obtida por recompensas em jogos, vídeos de comédia e vídeos de conquistas genéricas. Esse costume gera ansiedade infantil e alguns casos mais avançados chegam a ter nomofobia. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, a nomofobia, medo irracional de ficar sem o celular, tem aumentado nas últimas décadas sendo o Brasil o 4º país com o maiores viciados em uso do celular e muito desses que utilizam em demasiada quantidade de tempo se reflete nas crianças que ao verem os familiares usarem de forma cotidiana. Esses eventos somados ao próprio uso infantil como os fins educacionais e lazer faz com que as gerações atuais fiquem cada vez mais dependentes na tecnologia utilizada desde celular, tablet, computador e notebook e criando uma crise física e/ou psicológica ao não ter acesso.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, as mudanças causadas na saúde psicológica das crianças por causa da tecnologia tem causado aumento na ansiedade infantil e crescente aumento na nomofobia, para ir contra esse aumento o governo tem que fazer cumprir o artº6 fornecendo bases na educação infantil diminuindo o uso consciente das tecnologias com uso da alfabetização digital. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |