No livro ''a galáxia das estrelas '' (Vírgula) Manuel Castells defende a ideia que a internet modificou os padrões de comportamento dos indivíduos, desenvolvendo relações interpessoais mais frágeis entre os seres humanos. Atualmente, no Brasil, o uso excessivo das tecnologias acarretou o aumento da ansiedade nas crianças, problema gerado devido à falta de educação socioemocional e à falta de controle parental. (Muito bem. Formulou a tese)
Ademais, é válido ressaltar que a escassez de fiscalização por parte dos pais contribui para o aumento da ansiedade nos jovens. Segundo o sociólogo Bauman (Vírgula) a sociedade atual está pautada nas relações de constante descarte, criando um novo ambiente formado por pessoas com sentimentos feridos vivendo uma vida de aparência. Desse modo, a inserção da garotada nas redes sociais sem o supervisionamento dos responsáveis legais colabora para que esse ambiente seja propício a desenvolver ansiedade, pois sem esse controle as crianças ficam expostas a todo tipo de conteúdo, podendo ser maléfico ao bem-estar social desse cidadão.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório observar que a lacuna na educação socioemocional infantojuvenil favorece ao aumento da ansiedade infantil. Na série ''As aventuras de ladybug'' foi abordado como a pressão e a falta de ajuda contribuíram para que a personagem Marinete sofresse diversas crises de pânico. De forma análoga, a tecnologia cria novos padrões de comportamento que aliado à escassez de conhecimento sobre saúde mental juvenil (Melhore a apresentação dessa discussão), auxilia no aumento da ansiedade infantil, que poderia ser minimizado como o ensino da educação socioemocional.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, para que a tecnologia não afete tanto as relações interpessoais (Vírgula) é necessário que o Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde dos cidadãos, crie palestras e cursos gratuitos sobre controle emocional que deverão ser disponibilizadas nas escolas, na mídia e no site do Ministério , a fim de conscientizar a população sobre ansiedade e como desenvolver um controle emocional e a família, instituição primária dos cidadãos, deverá regular o acesso à tecnologia das crianças e o tempo, além de dialogar sobre a ansiedade e como evitá-la, a fim de que a tecnologia não cause mais estragos na saúde mental dos pequenos cidadãos brasileiros.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |