O aumento da ansiedade em crianças devido ao uso excessivo de tecnologia é um fenômeno cada vez mais observado e alarmante na sociedade. A proliferação de dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores alterou drasticamente o comportamento de crianças e adolescentes, afetou seu desenvolvimento mental e emocional. (Formule a tese)
Primeiro, o uso constante da tecnologia pode levar ao isolamento social. As crianças que passam muito tempo em frente as telas têm menos oportunidades de interagir cara a cara com pessoas, o que é crucial para o desenvolvimento de competências sociais. Este isolamento pode criar sentimentos de solidão e aumentar a ansiedade. A falta de interação humana real pode levar à dificuldade de identificar e expressar emoções, que são essenciais para a saúde emocional. (Apresente dados que possam ilustrar isso que está afirmando)
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto importante é a falta de tempo para atividades off-line que promovam a saúde, como brincadeiras ao ar livre, exercícios e leitura. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças e podem proporcionar momentos de relaxamento e alívio do estresse. Substituir essas atividades por muito tempo de tela pode agravar a ansiedade e outros problemas de saúde mental. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Para mitigar estes impactos negativos, é fundamental que pais e educadores incentivem um uso equilibrado da tecnologia. Definir limites claros para o tempo de tela e promover a atividade física e a interação social presencial são medidas essenciais. Além disso, é importante ensinar as crianças a usar tecnologia de forma consciente e crítica, ajudando-as a desenvolver competências para lidar com as pressões das redes sociais e a sobrecarga de informação. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |