Steve Jobs, fundador da Apple, afirma que a tecnologia move o mundo. Essa percepção demonstra a primazia dos meios tecnológicos para o âmbito social. Entretanto, existem inúmeros obstáculos acerca do aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, entre eles a falta do acompanhamento familiar e as políticas públicas pouco eficazes. (Formulou a tese)
Sob esse viés, é notório que a ansiedade infantil atrelada aos meios tecnológicos é uma enorme problemática, cenário decorrente da falta de acompanhamento dos pais, já que grande parte das crianças são submetidas as tecnologias de forma liberal, não tendo a orientação necessária e desenvolvendo traumas psicológicos. Em relação a isso, segundo a psicóloga Juliana Guedes, além da ativação de certas substâncias neuroquímicas, com impactos na liberação em excesso de cortisol, estimulando uma resposta de estresse, por exemplo, a dependência crescente da tecnologia para a maioria das atividades lúdicas restringe consideravelmente os estímulos à criatividade e imaginação. Nessa perspectiva, o excesso tecnológico infantil abrange o desenvolvimento do nervoso cotidiano, acarreta síndromes da ansiedade e impede o estabelecimento da saúde nas crianças. Dessa forma, as instruções atreladas ao mundo digital são primordiais, garantindo o desenvolvimento infantil e reforçando para os pais a importância da fiscalização fidedigna do uso tecnológico das crianças. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as políticas públicas são essenciais, visto que idealizam órgãos que trabalham em prol da causa. Acerca do mencionado, conforme o advogado Mahatma Gandhi, o futuro dependerá do que efetivamos no presente. Em consonância com o dito, os investimentos econômicos e sociais são primordiais, propondo a presença constante dos pais no cotidiano dos filhos, conscientizando a população sobre o uso favorável dos meios tecnológicos e possibilitando mudanças para a sociedade. Nesse quesito, os recursos aplicados são fundamentais, fomentando novos ditames e combatendo as adversidades.
(Boa estratégia coesiva) Há, portanto, a urgência de findar o problema evidente na estrutura brasileira. Cabe, então, à Secretaria de Políticas Especiais e ao Ministério Público, órgãos que detêm poder, promoverem, em parceria com as prefeituras, projetos de conscientização. Tal ação ocorrerá por meio de campanhas e palestras. Ademais, o Estado deverá realizar investimentos destinados à reestruturação social. Assim sendo, o mundo digital será usado de forma benéfica, movendo o mundo e fragmentando a ansiedade decorrente das tecnologias, como diz o Steve Jobs. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |