"A tecnologia move o mundo", essa frase, dita pelo empresário Steve Jobs, exemplifica os impactos ocorridos na atual sociedade, provenientes da tecnologia.Portanto,apesar dos avanços tecnológicos trazerem benefícios para a atualidade, também possuem um impacto negativo, principalmente no que tange ansiedade em crianças por causa da tecnologia. Destarte, é importante definir que tal problemática decorre da negligência familiar acerca do assunto e da falta de difusão de conhecimentos pelas instituições de ensino. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é necessário elucidar que o contato exacerbado da criança com aparelhos tecnológicos ocorre devido à falta de atenção familiar . Segundo o filósofo Émile Durkheim, o indivíduo é, em sua grande parte, fruto da sua convivência familiar. Seguindo esse pensamento, pode-se afirmar que grande parcela da população infantil está fortemente munida de aparelhos eletrônicos ao ponto de lhes causar danos (Vírgula) pois as autoridades da família, ou seja, pai e mãe, não atuam sobre o tempo e a influência que esses aparelhos exercem na vida da criança . Esse procedimento, portanto, resulta em um impacto negativo tanto no desenvolvimento como na saúde desses indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante debater sobre como a lacuna na educação acentua essa problemática .Para o filósofo alemão Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Logo, é nítido que a escola -instituição responsável pela difusão do conhecimento- possui um papel fundamental no combate aos malefícios que a tecnologia exerce na população infantil devido ao seu dever de difundir conhecimento sobre os problemas decorrentes do alto uso de aparelhos eletrônicos. No entanto, essa instituição não cumpre eficazmente seu dever, uma vez que o assunto de tecnologia não é abordado em sala de aula. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é intrínseco que esse problema seja contornado. Para que isso aconteça é necessário que essa temática seja inserida no âmbito escolar. O Estado deve mandar subsídios para que essas instituições abordem o conteúdo tecnológico em sala de aula e juntamente com inserção de palestras e campanhas que envolvam a participação dos pais, as quais devem ter instruções de como eles podem intervir na convivência das crianças com a tecnologia. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |