O aumento da ansiedade em crianças devido à tecnologia tem se tornado uma preocupação crescente entre pais, educadores e profissionais da saúde. Com o avanço das tecnologias digitais, como smartphones, tablets e computadores, as crianças estão cada vez mais expostas a estímulos constantes e imediatos, o que pode sobrecarregar seu sistema nervoso em desenvolvimento. Esse cenário tem levado a um aumento significativo nos níveis de ansiedade entre os jovens, afetando seu bem-estar emocional e social.
Um dos principais fatores que contribuem para a ansiedade tecnológica é o uso excessivo de redes sociais. Essas plataformas podem criar uma pressão constante para que as crianças se comparem aos outros, levando a sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Além disso, o medo de ficar de fora das atividades e conversas (conhecido como FOMO, ou "fear of missing out") pode fazer com que as crianças sintam uma necessidade compulsiva de estar sempre conectadas, resultando em um estado de alerta contínuo e ansiedade. (Melhore a apresentação dessa discussão. Argumento pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto importante é a interrupção do sono causada pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos, especialmente antes de dormir. A luz azul emitida por telas pode interferir na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono, dificultando o adormecimento e reduzindo a qualidade do descanso. A falta de sono adequado é um fator de risco conhecido para a ansiedade e outros problemas de saúde mental, fazendo com que as crianças que utilizam dispositivos eletrônicos em excesso fiquem mais propensas a esses transtornos.
(Boa estratégia coesiva) Para mitigar o impacto negativo da tecnologia na saúde mental das crianças, é essencial que pais e educadores promovam um uso equilibrado e consciente desses dispositivos. Estabelecer limites claros de tempo de tela, encorajar atividades ao ar livre e momentos de desconexão, além de monitorar o conteúdo acessado pelas crianças, são medidas importantes para ajudar a reduzir os níveis de ansiedade. Também é crucial promover um diálogo aberto sobre os efeitos da tecnologia e ensinar estratégias de autocuidado e gestão do tempo. Ao adotar essas práticas, podemos proteger a saúde mental das crianças e garantir que a tecnologia seja utilizada de forma benéfica e equilibrada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |