O aumento da ansiedade em crianças tem sido uma preocupação crescente, especialmente devido ao impacto da tecnologia em suas vidas. A exposição precoce e constante a dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, tem alterado a forma como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. Essa mudança de comportamento pode levar ao aumento dos níveis de ansiedade, uma vez que a tecnologia oferece estímulos constantes e, muitas vezes, sobrecarrega a mente infantil com informações.
Um dos fatores que contribuem para esse aumento da ansiedade é a pressão social gerada pelas redes sociais. Crianças e adolescentes são frequentemente expostos a uma realidade distorcida, onde a aparência e o sucesso são supervalorizados. A necessidade de se encaixar nesses padrões irreais pode causar um grande estresse e diminuir a autoestima (Apresente dados). Além disso, a comparação constante com os outros pode levar ao sentimento de inadequação e, consequentemente, à ansiedade.
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto preocupante é a redução do tempo dedicado às atividades físicas e interações sociais presenciais. Brincadeiras ao ar livre e o convívio direto com amigos e familiares são essenciais para o desenvolvimento emocional saudável das crianças. No entanto, com a predominância da tecnologia, essas atividades têm sido substituídas por jogos virtuais e comunicação online. A falta de exercício físico e de interações humanas reais pode resultar em dificuldades para lidar com as emoções e desenvolver habilidades sociais, fatores que são fundamentais para reduzir a ansiedade.
(Boa estratégia coesiva) Para mitigar esse problema, é essencial que pais e educadores estejam atentos ao tempo de uso da tecnologia pelas crianças e incentivem práticas saudáveis. Limitar o tempo de tela, promover atividades ao ar livre e incentivar a comunicação face a face são passos importantes para garantir que as crianças cresçam em um ambiente equilibrado e saudável. Além disso, é crucial educar as crianças sobre o uso consciente da tecnologia, ajudando-as a desenvolver uma relação saudável com o mundo digital e, assim, minimizar os impactos negativos sobre sua saúde mental. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |