Na obra "Wall-E" é imaginada uma humanidade dependente da tecnologia desde a tenra idade. Apesar de fictícia, percebe-se - a partir de certa ótica - o produto cinematográfico como um recorte da realidade hodierna, haja vista a crescente participação dos aparatos tecnológicos na fase de desenvolvimento das crianças, com isso estando interligado, também, ao aumento da ansiedade nelas. Visto isso, é válido analisar o problema alicerçado na lacuna educacional e no despreparo parental. (Formulou a tese)
Destaca-se, de início, a falha do sistema escolar em educar os menores a respeito do uso consciente das tecnologias digitais, tornando-os mais propensos a problemas psicológicos. Isso, pois(Vírgula) dentro da grade curricular brasileira não existe, de fato, o ensino acerca dos cuidados essenciais para se evitar os perigos dos aparelhos eletrônicos. Cecília Meireles consigna em suas "Crônicas da educação" sobre a base que a educação representa para o pensamento crítico. Paralelo à lógica, as crianças sem um conhecimento prévio das precauções necessárias na utilização das tecnologias, muitas vezes, são levadas ao uso indiscriminado e, por conseguinte, ficam sujeitas aos males que podem ser acarretados. Logo, percebe-se o papel do ensino na causa.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ansiedade infantil se justifica pela falta de aptidão apresentada pelos pais e responsáveis em conciliar a tecnologia com a criação dos menores. Na série "Black Mirror" é representada uma família onde ocorre a substituição de um ente por uma inteligência artificial. Nessa trama percebe-se uma crítica aos relacionamentos familiares atuais, em que, frequentemente, ao invés da tecnologia ser usada para estreitar a ligação "pai e filho", ela tenta cumprir a função humana - tal como na série - do cuidador (Reveja essa discussão). Além disso, essa ausência da figura parental é, muitas vezes, responsável pelo aparecimento de distúrbios nas crianças. Então, é fulcral conscientizar pais e responsáveis sobre o manejo correto desses mecanismos.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, faz-se cabível uma medida que reverta a situação. Visando a isso, o Ministério da Educação, órgão incumbido da disseminação do saber, deve se responsabilizar em promover a utilização correta das tecnologias pelas crianças e seus responsáveis. O caminho para isso se daria pela ministração de reuniões com o público parental e a criação de uma disciplina específica na matriz curricular. Assim, possibilitando o objetivo de mitigar a conjuntura da ansiedade infantil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |