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Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Enviada em: 10/06/2024

Status:

Corrigida
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Na obra "Wall-E" é imaginada uma humanidade dependente da tecnologia desde a tenra idade. Apesar de fictícia, percebe-se - a partir de certa ótica - o produto cinematográfico como um recorte da realidade hodierna, haja vista a crescente participação dos aparatos tecnológicos na fase de desenvolvimento das crianças, com isso estando interligado, também, ao aumento da ansiedade nelas. Visto isso, é válido analisar o problema alicerçado na lacuna educacional e no despreparo parental. (Formulou a tese)

Destaca-se, de início, a falha do sistema escolar em educar os menores a respeito do uso consciente das tecnologias digitais, tornando-os mais propensos a problemas psicológicos. Isso, pois(Vírgula)  dentro da grade curricular brasileira não existe, de fato, o ensino acerca dos cuidados essenciais para se evitar os perigos dos aparelhos eletrônicos. Cecília Meireles consigna em suas "Crônicas da educação" sobre a base que a educação representa para o pensamento crítico. Paralelo à lógica, as crianças sem um conhecimento prévio das precauções necessárias na utilização das tecnologias, muitas vezes, são levadas ao uso indiscriminado e, por conseguinte, ficam sujeitas aos males que podem ser acarretados. Logo, percebe-se o papel do ensino na causa. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ansiedade infantil se justifica pela falta de aptidão apresentada pelos pais e responsáveis em conciliar a tecnologia com a criação dos menores. Na série "Black Mirror" é representada uma família onde ocorre a substituição de um ente por uma inteligência artificial. Nessa trama percebe-se uma crítica aos relacionamentos familiares atuais, em que, frequentemente, ao invés da tecnologia ser usada para estreitar a ligação "pai e filho", ela tenta cumprir a função humana - tal como na série - do cuidador (Reveja essa discussão). Além disso, essa ausência da figura parental é, muitas vezes, responsável pelo aparecimento de distúrbios nas crianças. Então, é fulcral conscientizar pais e responsáveis sobre o manejo correto desses mecanismos.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, faz-se cabível uma medida que reverta a situação. Visando a isso, o Ministério da Educação, órgão incumbido da disseminação do saber, deve se responsabilizar em promover a utilização correta das tecnologias pelas crianças e seus responsáveis. O caminho para isso se daria pela ministração de reuniões com o público parental e a criação de uma disciplina específica na matriz curricular. Assim, possibilitando o objetivo de mitigar a conjuntura da ansiedade infantil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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