Aldous Huxley defende: "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Tal perspectiva é verificada no aumento de doenças patológicas em crianças causadas pelo uso exacerbado de tecnologias. Dessa forma, a problemática persiste devido não só à formação familiar, mas também ao silenciamento. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, a incumbência da família é um desafio presente no problema. Chimamanda Adichie explica que a mudança do "status quo", o estado das coisas, é sempre penosa. Tal constatação é nítida, pois, muitas das vezes, os próprios pais disponibilizam aos seus filhos dispositivos eletrônicos como meio de distração para que consigam realizar suas tarefas e trabalhos, visto que nem todos possuem rede de apoio. Isso gera uma oportunidade para que as crianças fiquem expostas por mais tempo a esses dispositivos, causando uma maior chance de vício e, consequentemente, patologias. Com isso, é preciso agir sobre a questão.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a invisibilização é um entrave no que tange ao problema. Djamila Ribeiro afirma que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado no tema das doenças causadas pelo uso excessivo desses aparelhos, uma vez que a maioria dos diagnósticos dessas crianças são tardios porque não são percebidos ou são tratados como 'frescura', pois muitos pais não têm conhecimento sobre tal assunto. Além disso, isso ocasiona o agravamento da saúde mental dos indivíduos devido à negligência no ato de buscar ajuda profissional para o tratamento. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o poder público deve investir em áreas de recreação para aquelas famílias que não têm onde deixar os seus filhos, por meio da destinação de verbas, a fim de ajudar as interações interpessoais dessas crianças e para que a internet não lhes roube suas infâncias. Paralelamente, é preciso agir sobre o silenciamento que impera, através de palestras com psicólogos e psiquiatras que informem sobre os malefícios do mau uso dos meios digitais. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nas redes sociais do governo para que a população tome conhecimento. Dessa forma, tornando os fatos evidentes, deixarão de existir. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |