"O egoísmo dos indivíduos em grande parte é um produto da sociedade". Atualmente a crítica do sociólogo Durkiem é verificada na imprudência de pais e responsáveis ao deixar seus filhos por horas na frente das telas que excessivamente pode prejudicar o desenvolvimento físico e mental. (Melhore a contextualização do tema)
Nesse cenário, ressalta-se de início que a falta de incentivo familiar é um fator do problema, visto que muitos pais disponibilizam a Internet "cedo" para achar tempo para si mesmo. Aristóteles definiu "familia" como comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, a família tem um papel basilar na educação e principalmente no desenvolvimento de uma criança. Assim urge que os responsáveis reconheçam sua influência e mude sua conduta.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador são as doenças desenvolvidas por uso excessivo de telas. Bourdieu definiu "violência simbólica" como interiorização dos indivíduos por crenças limitantes. Tal violência está presente no aumento de doenças mentais como a ansiedade, uma vez que culturalmente a Internet é usada para acalmar e prender a atenção de crianças, mas quando usada por muitas horas prejudica a visão, sono e o corpo físico. Dessa forma é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso instituições de ensino devem criar um projeto para conscientizar pais e responsáveis sobre esse assunto por meio de palestras. Tal ação poderia conter uma parceria entre professores e psicólogos para maior visibilidade e ajuda para o bem-estar das crianças. Paralelamente é preciso intervir sobre a educação familiar dando mais atenção ao ensino e desenvolvimento saudável, só assim será possível superar o egoísmo social que Durkiem falou. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |