"Paparazzi", uma música da cantora Lady Gaga, explora a obsessão por atenção e a pressão das redes sociais, temas que ressoam com a ansiedade causada pela constante busca de validação e perda de privacidade entre os jovens crianças. Nos dias atuais, os transtornos causados pelas telas devem ser tratados com mais prudência.
Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude dos impactos mentais e dificuldade de desconexão.
É indubitável, nesse contexto, que o impacto mental seja uma das causas do problema. De acordo com o portal de notícias,G1, “Muito tempo de tela pode causar ansiedade e depressão em crianças e adolescentes”. Nesse contexto, o uso excessivo das redes acaba provocando diversas sequelas como ansiedade e depressão, acarretando em sérios problemas que impactam o psicológico desses indivíduos. Portanto, é essencial abordar e mitigar os efeitos negativos do tempo excessivo de tela para proteger a saúde mental das crianças e adolescentes.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da desconexão, que se torna cada vez mais desafiadora em um mundo hiperconectado. Para exemplificar, na novela "Vencer o Passado", a personagem Danna lida explicitamente com a dificuldade de se desligar das redes virtuais. Nessa linha de pensamento, a sociedade contemporânea está progressivamente se tornando dependente das tecnologias, com os jovens especialmente propensos a passar horas excessivas em aplicativos como Instagram e TikTok, o que contribui para uma falta de desconexão e um aumento dos impactos negativos na saúde mental. (Melhore a apresentação da discussão) Em suma, a dificuldade de desconexão das redes virtuais é um desafio significativo na era atual.
(Boa estratégia coesiva) Assim, faz-se necessário uma intervenção imediata diante desse cenário. Para tanto, urge que o Ministério da Saúde estabeleça políticas rigorosas quanto ao tempo de exposição dos jovens às telas. Paralelamente, é crucial que as famílias adotem regras claras de convivência e de tempo dedicado ao lazer. Essas medidas combinadas têm o potencial de criar um ambiente mais saudável, equilibrando o uso das telas com outras atividades e promovendo o bem-estar físico e mental dos jovens. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |