A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento fundamental que estabelece os direitos e liberdades fundamentais para todos os indivíduos, assegurando o direito ao uso moderado de tecnologias por crianças. No entanto, essa realidade não é praticada no Brasil, visto que, (Sem vírgula) o tempo de tela está crescendo, e o controle sobre os seus efeitos na infância e juventude são perigosos para o desenvolvimento. Diante dessa grave problemática social, existem duas temáticas que precisam de atenção. A primeira é sobre os impactos negativos da exposição prolongada às telas, e a segunda é em relação à ausência do controle parental.
A princípio, sobre esse assunto, vale destacar que um dos principais malefícios advindos da interação excessiva no meio digital, (Sem vírgula) é o de comparação e ansiedade. Esses últimos dois, (Sem vírgula) são problemas graves na saúde mental, que surgem, principalmente (Vírgula) em virtude da dinâmica expositiva das redes sociais. Nesse ambiente digital, que preza pelo crescimento rápido e constante competição, influenciam negativamente no estado mental das crianças, gerando sentimentos prejudiciais para saúde física e psíquica. A dinâmica predatória das redes de internet, (Sem vírgula) é uma ameaça, que pode comprometer suas relações sociais futuras. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro aspecto complementar, nesse contexto, se dá quando a presença dos pais se faz inexistente, ao passo, (Sem vírgula) que não assumem a responsabilidade de cuidar e orientar o crescimento e desenvolvimento de habilidade essenciais durante a infância. (Truncamento) Permitindo (Vírgula) assim, que as suas crianças passem horas imersas em tecnologias, sem a devida supervisão, contribuindo para um atraso na aquisição de conquistas no âmbito psicomotor e social. A falta desse controle, (Sem vírgula) fragiliza e corrompe as capacidades cognitivas, que, sem a devida orientação, se tornam atrofiadas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário agir de imediato para resolver o problema. Para isso, o governo federal deverá criar um comitê anual com especialistas, discutindo alternativas que reduzam o tempo de tela, por meio do financiamento do Ministério da Saúde, de modo a reverter os danos na saúde mental. Paralelamente, é preciso trabalhar sobre a inatividades dos pais. Desse modo, o Brasil poderá viver outra realidade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |