Estudos do Instituto de Psiquiatria (Vírgula) do Hospital das Clínicas em São Paulo, mostram que crianças dependentes em tecnologia sofrem danos neurológicos semelhantes ao de pessoas dependentes em álcool e drogas. Além disso, o uso excessivo da internet já é relacionado a doenças como a ansiedade.
Dados da UNICEF, (Sem vírgula) mostram que cerca de 60% das crianças e adolescentes do Brasil, (Sem vírgula) possuem acesso diário à internet. O vício em tecnologia pode ser definido como o uso em excesso de dispositivos eletrônicos, como smartphones, videogames e computadores. Das mídias sociais aos jogos online, as crianças estão expostas a um fluxo constante de informações e estímulos que podem ser avassaladores.
Diante desse cenário, as redes sociais podem ser uma grande fonte de estresse para as crianças, pois se torna um ambiente propício ao cyberbullying - violência praticada contra alguém na internet - por meio de fóruns digitais e mensagens de texto, tendo um impacto significativo na saúde mental de uma criança, gerando traumas que poderá ser carregado por toda a vida.
(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas com o fito de reduzir a ansiedade causada pelo uso excessivo da tecnologia. Para isso, compete aos Ministérios da Educação e Saúde, (Sem vírgula) investirem em campanhas de conscientização, em postos de saúde e escolas, com psicólogos e professores, através de palestras e debates sobre tecnologia e saúde mental. Isso deve ser feito por meio de recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União - órgão que opera feitos públicos - afim de que nossas crianças sejam mais protegidas e tenham uma infância saudável e segura.
Comentários do corretor
Delimite e explore a discussão de modo produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |