É um fato que a geração atual tem muito mais contato com a tecnologia que as gerações passadas, com crianças tendo acessos à celulares, computadores e televisões muito antes do que crianças que nasceram antes (Veja sinônimos) dos anos 2000. Tendo isso em vista, é comum associar o problema de ansiedade com as telas, que são consideradas as principais causas dessa ansiedade tão cedo na vida da criança.
Hoje em dia, é certo afirmar que as telas azuis são responsáveis por tirar o sono de crianças, adolescentes e jovens, mas o problema da ansiedade está correlacionado a algo diferente: a interação das crianças com as redes sociais e o contato online que elas tem desde muito cedo em suas vidas. O uso demasiado das redes sociais pode causar ansiedade nas crianças de hoje em dia, isso com base no sentimento de necessidade que eles têm de ficar atualizados em certo tema que é relevante online, por exemplo. Vale notar que esse comportamento também é visto em adultos, mas estes têm mais problemas que podem causar essa ansiedade, estresse, falta de sono, problemas de visão e/ou problemas de saúde. Portanto, não podemos afirmar que esses problemas nos adultos está relacionado ao uso demasiado de aparelhos eletrônicos ou redes sociais, diferente do caso das crianças. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Também sabe-se que o uso dos aparelhos eletrônicos e mídias sociais atrapalha o desenvolvimento das crianças nas escolas, servindo como uma distração para o aprendizado que se tenta passar para as crianças, e esse é um problema pertinente que pode ser resolvido desde cedo com orientação aos pais. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabendo dos riscos que os aparelhos eletrônicos trazem para crianças e adolescentes, uma alternativa seria proibir o uso de tais aparelhos até uma idade mais avançada, onde a criança conseguiria distinguir prioridades, o que diminuiria o estresse e a ansiedade causadas pelo aparelho. Ao mesmo tempo, poderia ocorrer o incentivo dos pais, responsáveis e professores à atividades mais tradicionais e que ajudam em coisas como coordenação motora ou desenvolvimento de raciocínio lógico. Atividades como jogos de tabuleiro, brincadeiras cantadas, leitura ou brincadeiras tradicionais como pega-pega, amarelinha ou esconde-esconde. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |