A evolução da tecnologia digital tem sido de extrema importância para a população nos dias atuais, cujo uso de aparelhos eletrônicos já está integrado na rotina de pessoas ao redor do mundo inteiro. Contudo, o uso excessivo desses aparelhos por crianças pode ser extremamente prejudicial para seus cérebros em desenvolvimento, que são bombardeados por centenas de informações e cores de forma exagerada. Um dos principais problemas que esse hábito traz é o transtorno de ansiedade, gerado principalmente pelo grande estímulo cerebral e pela necessidade de aceitação dentro do mundo virtual ou até mesmo o desejo de estar por dentro de tudo. (Melhore a contextualização)
Diante desse cenário, apesar dos benefícios que a tecnologia traz - como o aprimoramento de habilidades cognitivas e rápido acesso a informações - é indispensável o quão negativo pode ser abusar do uso de eletrônicos possuindo uma idade nova. Além do grande aumento de ansiedade, o uso excessivo pode acarretar também problemas sérios de sono, atraso acadêmico, estresse, problemas na socialização e entre outras questões que afetam a vida das crianças ao redor do mundo todo. (Apresente a fonte das informações apresentadas)
Desse modo, é de extrema importância frisar o papel crucial que os pais desempenham nessa fase. Como responsáveis e grandes influências na vida de seus filhos, é obrigação dos pais acompanharem o uso de telas de suas crianças e os orientarem para fazerem bom uso de celulares, tablets, computadores e etc. O ato de praticar atividades condizentes com a idade de uma criança - como brincar de esconde-esconde, pular corda e etc.- , aprimorar seus ciclo social e explorar hobbies é essencial para uma infância adequada, e deve ser incentivada pelos pais durante esse controle de aparelhos tecnológicos.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, o uso de aparelhos eletrônicos na infância é um problema atual grave, que acaba trazendo consequências extremamente negativas durante o desenvolvimento de um ser, como o aumento da ansiedade, do estresse e problemas de sono. É vital a participação familiar nesse processo, para que as crianças usem os aparelhos digitais com moderação e acompanhamento de um adulto, para assim terem uma infância mais saudável. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |