A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do nosso país, em seu Artigo 6°, prevê o direito à saúde física ou mental, como inerente a todos os cidadãos brasileiros. Nesse viés, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento da ansiedade nas crianças por causa do uso excessivo da tecnologia, dificultando (Vírgula) assim, a universalização de tal prerrogativa.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a negligência governamental em combater esta moléstia. Desse modo, podemos afirmar que, se existe um problema social, é por que o Estado não está cumprindo o seu papel. Thomas Hobbes em sua obra "O leviatã", afirma que o Estado deve estabelecer Contrato Social, que garanta a segurança do povo, inibindo assim um convívio caótico.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental pontuado silencialismo da sociedade, como fato impulsionador desta problemática, tornando-a cúmplice dessa anomalia estrutural, onde crianças são vitimizadas, levando-as ao isolamento social e familiar (Apresente a ideia com clareza). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar em nosso meio. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Para tanto, é necessário e urgente, que medidas seja tomadas, objetivando a eliminação desse gargalo. Por fim, é imprescindível que o governo adote medidas, por meio de políticas públicas voltadas às nossas crianças, agindo de forma concreta e eficaz, visando a proteção e o bem-estar psicossocial das mesmas. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa e igualitária no tocante à proteção juvenil, e o Estado desempenha de fato o seu "Contrato social", tal qual afirma Thomas Hobbes. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |