O conceito de cidadania, que remonta as antigas polis Gregas, relaciona-se com o conjunto de direitos e deveres que o indivíduo goza ao pertencer a determinado Estado. Lamentavelmente, no contexto hodierno da nação, as crianças vivem uma situação de vulnerabilidade a ansiedade por conta da tecnologia, o que dificulta o acesso à cidadania por parte desse grupo populacional. Com efeito, é crucial promover debates acerca da problemática vigente, considerando suas causas de ordem estatal e social. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, é importante destacar a insuficiente ação do Estado perante o problema. Nesse sentido, segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel, o objetivo do governante reside na manutenção do poder, e não na promoção do bem comum. A reflexão do pensador ecoa no aumento da ansiedade em crianças por conta da tecnologia, na medida em que esses indivíduos não têm considerável representação no pleito eleitoral e são uma minoria invisível a grande parte do corpo social. Por conseguinte, escassas medidas são efetuadas pelos governantes, para que a redução da ansiedade em crianças seja eficaz, já que tais ações não lhes garantiriam um aumento considerável no número de votos em futuras eleições e, consequentemente, pouco auxiliaria na manutenção do poder destes políticos, confirmando o pensamento que Maquiavel trouxe ainda no Renascimento. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria da "Banalidade do Mal", relata que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notório o pensamento de Arendt na situação das crianças em questão, já que a maioria da sociedade enxerga o aumento da ansiedade em crianças como algo banal e de pouca importância, com escassas discussões acerca desse tema atualmente. Com isso, há pouca pressão social no governo para a mudança desse paradigma e, seguindo a ideia de Hanna, verifica-se a banalização do mal sofrida por esse cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, denota-se a urgência de ações governamentais que alterem esse óbice. Nessa ótica, o Governo Federal, órgão maior em poder na nação, deve, por meio de ações conscientizadoras, promover o conhecimento dos pais a respeito do acesso a celulares e aparelhos eletrônicos na infância. Tal ação será permeabilizada por meio de visitas domiciliares, com o intuito de verificar o convívio dos filhos com os pais dentro de casa, a fim de reduzir esse embróglio. Logo, o conceito de cidadania trazido antigamente será efetivo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 960
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
920 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
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