A ascensão da tecnologia nas dinâmicas sociais fomentou o aprimoramento da comunicação, informação e entretenimento. Apesar das ferramentas tecnológicas representarem o desenvolvimento humano, elas possuem alguns pontos negativos. Um deles é o crescimento dos casos de ansiedade em crianças usuárias dos mecanismos digitais. Isso representa um revés ao futuro da nação brasileira, o que urge uma análise de causa e consequência.
Sob um viés elementar, o uso de smartphones é um realidade desde os primeiros dias de vida de um indivíduo. Isso porque os pais veem a tecnologia como uma forma de entretenimento às crianças, sem considerar o seu uso prolongado. Além disso, outra causa do revés em tema é a ausência de regulamentação do poder público: não há políticas de restrição ou de limite de uso de ferramentas digitais por crianças. Isso revela que o pensamento do filósofo Zygmunt Bauman — que elenca que o Estado é ineficaz diante das mazelas contemporâneas — é válido no contexto do aumento da ansiedade em crianças usuárias dos veículos digitais. Assim, os fatores de fomentam o aumento de distúrbios mentais em indivíduos menores de 12 anos têm vínculos familiares e legislativos.
(Boa estratégia coesiva) Em consequência dos fatos elencados, os processos sociais, como o mercado de trabalho, são afetados negativamente. A ansiedade oriunda das ferramentas digitais priva a criança em um mundo diferente da realidade. Isso impede o desenvolvimento cerebral infantil e impossibilita — em um futuro próximo — a inserção de crianças atingidas com a ansiedade digital no mercado de trabalho ou em uma instituição de ensino. Além disso, um nova sociedade dependente, excessivamente, de smartphones e de jogos eletrônicos, por exemplo, pode surgir caso o imbróglio em tema cresça nos próximos anos. Isso é um problema porque acarretará o colapso dos sistemas de saúde, da educação e da oferta de profissões, já que, no último caso, o uso inconsciente de mídias tecnológicas impossibilitará a especialização profissional de crianças, jovens e até mesmo adultos. Urge elencar ainda que o agravo de problemas de saúde pública — além da ansiedade — é, diante do contexto exposto, previsível no país. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A tecnologia, em síntese, representa um revés no que se refere ao desenvolvimento de crianças. A fim de combater a ascensão dos casos de ansiedade no público infantil, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações e do Poder Legislativo, sintetize a Política de Restrição de Uso de Redes Digitais, com foco em indivíduos menores de 12 anos. Ela limitará o uso de smartphones e jogos eletrônicos e, em lugar desses, promoverá a distribuição gratuita de jogos físicos educativos elaborados exclusivamente por psicólogos em prol do declínio da ansiedade infantil. Assim, a tecnologia será usada de forma consciente e favorável ao desenvolvimento da saúde pública, do mercado de trabalho e dos demais processos sociais.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto é imperativo respeitar o limite de 30 linhas para desenvolver as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |