Diante de um mundo em que opera a tecnologia, crianças estão sendo expostas ao uso da "internet" desde muito cedo. Sob essa ótica, as consequências desse uso desequilibrado do mundo digital têm provocado aumento da ansiedade e doenças psicológicas ao público infantil. Logo, vale ressaltar que a falta de acompanhamento dos pais e a ilusão do mundo tecnológico são fatores responsáveis pelo o recrudescimento das enfermidades em crianças.
Inicialmente, os pais são os responsáveis diretos sobre a criação e exposição dos filhos à "internet". Dessa maneira, boa parte dos pais (Vírgula) ao invés de presentear os filhos com brinquedos preferem agradá-los com aparelho celular, "tablet" ou "vídeo-game" sem estarem preocupados em que site, rede social ou jogos que seus filhos estão utilizando. Nesse contexto, há a figura do pai ou mãe que deixa o própio aparelho celular com a criança sem se quer preocupar em que "sites" estão visitando. Desse modo, os pais que trabalham, para evitar que seus filhos fiquem na rua, deixam eles à vontade trancados no quarto com aparelhos eletrônicos que dão acesso à "internet", ou seja a criança não tem um relacionamento interpessoal com outras crianças, não desenvolve habilidades cognitivas, não agregamn competência, habilidade e atitude, ao contrário, geram diversas enfermidades como ansiedade, síndrome do pânico e depressão. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ilusão de um mundo perfeito em que a "internet" proporciona, alimenta a vontade do público infantil em sempre estarem conectados. Diante disso, as redes sociais com pessoas "perfeitas" e "vidas impecáveis", dão a sensação em que tudo é perfeito sendo jogos, amizades, brincadeiras. Nessa visão, recentemente havia na "internet" o jogo da "Baleia Azul", em que jovens deveriam realizar desafios, no entanto, o jogo era um convite para o suícidio em que boa parte do público infantil foram vítimas. Nesse ínterim, o aumento das enfermidades ao uso excessivo da "internet", os jovens são vítimas do cancelamento digital que é um resultado da não aceitação de boa parte dos usuários de determinadas redes sociais (Vírgula) acarretando doenças como não autoidentificação, mágoa profunda e nos casos mais graves leva ao autoextermínio.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária a discussão sobre o aumento da ansiedade em crianças ao uso de tecnologia, pois acarretam diversas outras doenças. Uma forma de minimizar essa ocorrência seria a realização de palestras em escolas sobre o uso excessivo da "internet" envolvendo pais ou reponsáveis. Divulgação por mídias sociais das consequência de crianças estarem expostas à "internet", pois o mundo tecnológico a cada dia está em evolução e novas ferramentas serão criadas para atraírem e adoecerem ainda mais o público infantil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |