Na Terceira Revolução Industrial — também conhecida como Revolução Técnico-científico-informacional —, ocorrida no século XX, foram desenvolvidas diversas tecnologias de informática que contribuíram para os dispositivos atuais, como os aparelhos celulares. Hodiernamente, tais tecnologias têm causado danos à saúde das crianças, pois inúmeros infantes sofrem com o aumento da ansiedade por causa da tecnologia, haja vista que isso afeta a saúde mental e o desenvolvimento do organismo. Nessa perspectiva, torna-se fulcral desconstruir a omissão da mídia ao não discutir acerca disso bem como a banalização do problema por algumas famílias.
Diante desse cenário, é válido destacar a omissão da mídia como fator determinante para o aumento da ansiedade em crianças causada pela tecnologia. Segundo a filósofa Djamila Ribeiro, é necessário tirar as coisas da invisibilidade para serem solucionadas, como o aumento da ansiedade em crianças. Nesse sentido, a crescente ansiedade em crianças ainda é invisibilizada, tendo em vista que a mídia não promove discussões para evidenciar o tema, bem como não produz material informativo acerca disso, tornando inviável sua solução. Consequentemente, os infantes padecem de distúrbios causados pelo uso de dispositivos tecnológicos, como a desregulação hormonal, prejudicando o desenvolvimento. Assim, enquanto a omissão midiática prevalecer, crianças sofrerão com o aumento da ansiedade causada pela tecnologia.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a banalização do problema por algumas famílias como fator coadjuvante para o aumento da ansiedade em crianças devido à tecnologia. Segundo o conceito de "banalização do mal", desenvolvido pela socióloga Hanna Arendt, quando uma situação violenta se torna recorrente no cotidiano, a sociedade tende a tornar-se insensível quanto ao problema e a normalizá-lo, como o aumento da ansiedade em crianças. Dessa maneira, algumas famílias não se importam com a ansiedade em suas crianças ou não sabem que esta está sendo causada por aparelhos tecnológicos, perpetuando o aumento dela. Com isso, o desenvolvimento social dos infantes também é prejudicado, sendo isso favorecido pelo acesso facilitado aos meios de comunicação "online" e a falta de estímulo à interação fora do mundo virtual entre as crianças, que geram ansiedade em momentos de interação pessoal. Diante disso, é inadmissível que a crescente ansiedade entre os infantes, devido aos aparelhos tecnológicos, continue sendo banalizada pelos núcleos familiares. (Delimite as ideias. Excesso de informação)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que medidas sejam tomadas para minimizar o aumento da ansiedade em crianças pela tecnologia. Para isso, a mídia deve promover campanhas informativas acerca do problema por meio da televisão e de redes sociais, como Instagram e Facebook, com a finalidade de conscientizar os responsáveis sobre os malefícios das tecnologias que causam ansiedade nos infantes. Além disso, cabe às famílias promoverem diálogos com as crianças a respeito do uso das tecnologias para que se evite o aumento da ansiedade nessa parcela da população. Assim, a ansiedade em crianças causada pelas tecnologias resultantes da Terceira Revolução Industrial será amenizada. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |